Mergulhe no sabor sem afundar na preocupação: qual a medida de shoyu para não ultrapassar o limite diário de sal?

Se você ama comida japonesa, provavelmente consome shoyu com certa frequência. Entenda quais são os riscos desse tipo de tempero.



O shoyu é um condimento tradicional da culinária asiática, especialmente nos restaurantes japoneses. Também é conhecido como molho de soja e é um dos molhos mais populares do mundo. No Brasil, o seu uso em pratos começou a ser difundido a partir da década de 20, com a chegada dos imigrantes.

Veja também: ALERTA! Ingrediente popular em alimentos pode causar câncer no fígado

Contudo, esse tempero deve ser consumido sem excessos devido ao teor de sódio.

Molho shoyu: uma opção saudável?

O molho shoyu é versátil e pode ser utilizado em uma variedade de pratos, como sopas, saladas, marinadas, sushi e sashimi. Ele adiciona um sabor salgado aos alimentos, realçando o aroma de diversas comidas.

Geralmente, o shoyu é feito a partir da fermentação de uma mistura de soja, trigo, água e sal. Ainda assim, na indústria alimentícia são usados outros aditivos que elevam a quantidade de sódio desses condimentos prontos.

Estes são os riscos do shoyu para sua saúde

A maioria das marcas de shoyu apresentam altíssimas concentrações de sódio, o que pode levar a doenças cardiovasculares. Por exemplo, uma colher de sopa desse molho apresenta 900 mg de sódio e em apenas 100ml, mais de 5g.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o limite para o consumo de sódio é de 2 gramas por dia. Sendo assim, é preciso cautela ao temperar peixes e fazer caldos de macarrão, que exigem muito shoyu.

A longo prazo, o excesso de sal resulta em problemas de saúde, agravando condições crônicas, como a hipertensão arterial. Isso é especialmente grave em pacientes obesos, gestantes e crianças em fase de desenvolvimento.

Tenha cuidado com o consumo de sal

Níveis altos de sódio no sangue aumentam a pressão sanguínea e força o corpo a eliminar essa substância. Nesse sentido, ocorre a incontinência urinária, ou seja, vontade de ir ao banheiro toda hora para urinar, que sobrecarrega os rins.

Além disso, o excesso de sal prejudica quem tem predisposição a acidentes vasculares e desgaste na musculatura. Para evitar essas enfermidades, procure reduzir o consumo de comida ultraprocessada e temperos prontos, como o shoyu.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário