scorecardresearch ghost pixel



Mistério de como o queijo parmesão é produzido deixa internet em estado de choque

Determinados produtos realmente têm ingredientes inusitados, então as pessoas estão questionando a forma com a qual o parmesão é produzido.



O parmesão é a escolha perfeita quando você quer tornar uma macarronada ainda mais deliciosa. No entanto, nem todos sabem qual a composição desse queijo que se popularizou ao redor do mundo. Após uma publicação nas redes sociais, uma série de comentários de pessoas indignadas levou a uma observação. O que será que vai ao queijo parmesão que deixou tantas pessoas assustadas? 

Veja também: É assustador o que comer queijo todos os dias pode fazer com seu corpo

Como o queijo parmesão é produzido? 

O queijo parmesão é feito a partir de uma enzima do estômago de animais, como cabras, cordeiros e bezerros. Essas enzimas facilitam a fermentação, porque promovem a formação do coalho, principalmente em queijos mais firmes. 

Esse processo foi desenvolvido há anos e segue sendo aplicado em diversas produções artesanais. A coalhada animal é resultado de secreções estomacais, então essa informação pode despertar um sentimento estranho. 

O parmesão não pode ser considerado vegetariano 

A obtenção do coalho depende da morte do animal, que é feita nos abatedouros, assim como o preparo da carne para consumo. Dessa maneira, o queijo parmesão não deve ser considerado um alimento vegetariano. 

Embora os vegetarianos considerem algumas variedades aptas à dieta vegetariana, porque realmente só levam laticínios, nesse contexto há o abate. Portanto, os animais precisam ser mortos para que os produtores extraiam a enzima. 

Ainda assim, existem outras opções que não utilizam essa técnica, porque não precisam coalhar. Isso ocorre pela ação de leveduras vegetais, microbianas ou provenientes de fungos específicos, criados sob condições naturais. 

Saiba a verdade sobre a produção de queijos 

Ao usar a secreção de órgãos digestivos de animais, o queijo parmesão não é vegetariano. Contudo, aqueles que têm coalhada na composição, somada ao leite de vaca e o sal, segundo classificações legais. 

Gorgonzola, Grana Padano,, Gruyère, Manchego e Pecorino são queijos que usam enzimas do estômago de alguns animais. Fazem parte dessa classe especial, os rótulos Romano, Mimolette, Camembert, Boucheron, Vacherin e Emmental.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário