Em algum momento, você teve a curiosidade de observar o pneu do seu carro ou de qualquer outro veículo bem de perto? Talvez já tenha percebido que existe um discreto ponto vermelho em todos eles. Percebeu? Ótimo. Agora, responda: você por que ele existe e está bem ali? Em caso negativo, descubra agora!
Leia mais: Subiu de novo! Preço do carro mais barato do Brasil agora encosta nos R$ 70 mil
Não pense que esse pequeno ponto é apenas um detalhe estético. Não mesmo! Na verdade, ele tem uma função extremamente importante e que, por descuido, você ainda não descobriu. Bem, fique tranquilo, porque agora irá saber a real razão para adicionarem um ponto vermelho no pneu.
Ponto vermelho no pneu
Mais do que um simples detalhe, o ponto é um sinal importante para garantir a segurança e o bom funcionamento do veículo. Ele sempre aparece na lateral do pneu. Pode parecer difícil compreender em um primeiro momento, mas o pontinho curioso no item indica a diferença entre a força radial máxima e a deflexão.
Para simplificar um pouco mais, nada mais é que a indicação dos pontos de maior e menor peso. Estes são dois fatores essenciais para garantir mais segurança por meio da instalação correta. Além disso, o ponto vermelho no pneu é o que também vai permitir que seja feita uma condução muito mais confortável.
Por meio desse sinal, é possível fazer o posicionamento e montagem do pneu. É um cuidado que irá facilitar o balanceamento por marcar o ponto máximo de variação da força radial (RFV).
Por isso, lembre-se sempre de conferir como está a qualidade dos pneus do seu veículo e checar também se a instalação foi feita realmente bem. Este e outros são pequenos cuidados que fazem toda a diferença na segurança e na integridade física de todos os passageiros.
Busque manter a manutenção do seu veículo sempre em dia para evitar surpresas e prejuízos que podem custar muito mais caro por causa de um simples descuido.