O avanço da tecnologia está focado em facilitar a vida dos usuários. Sobre isso, ninguém tem dúvida. Infelizmente, ao mesmo tempo em que novas soluções tecnológicas vão surgindo para automatizar certos processos, pessoas maliciosas utilizam dessas ferramentas para aplicar práticas fraudulentas. É o caso do novo golpe!
Leia mais: ‘Erro na declaração’: Receita Federal alerta sobre novo golpe aplicado via e-mail
As vítimas da vez são os motoristas! Os bandidos estão buscando as informações do condutor pela placa de identificação do veículo e enviando a eles algumas multas falsas. Com medo, as pessoas efetuam o pagamento sem se dar conta que estão caindo em um golpe que está causando prejuízo em todo o Brasil.
Como funciona o golpe da falsa multa?
Embora essa abordagem para extorquir pessoas não seja uma prática nova, a fraude é uma das mais populares atualmente e funciona da seguinte forma: o criminoso fica posicionado em uma via pública e preparado para fotografar os veículos. A partir disso, todas as informações são anotadas, como dia em que a foto foi tirada e horário.
Em seguida, com base nesses dados, o criminoso efetua uma pesquisa com o número da placa. Desse modo, o endereço da vítima é descoberto. Depois, o condutor recebe boletos em sua residência que imitam uma multa de trânsito original. Ao observar o papel, muita gente fica na dúvida se deve pagar ou não, mas como tudo foi planejado para a situação parecer tão verdadeira quanto possível, sem contar os problemas que surgem quando alguém opta por não pagar a multa, a vítima acaba optando por quitar aquela dívida sem pensar muito a respeito.
Diante dos inúmeros casos, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) divulgou um alerta sobre a tentativa de fraude envolvendo as infrações. Os órgãos orientam que é imprescindível prestar atenção ao receber qualquer notificação relacionada ao trânsito. Para quem tem dúvidas, a situação do veículo pode ser consultada no portal do Detran do respectivo estado.
De acordo com um comunicado enviado ao portal Terra pelo Detran-SP, quem receber um boleto de cobrança com indícios de que seja falso deve denunciar e acionar a polícia, que fará as investigações.