Muitas vezes, os motoristas cometem infrações de trânsito sem sequer perceber que estão infringindo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Existem até multas de trânsito comuns, mas geralmente desconhecidas ou esquecidas por muitos motoristas. Veja abaixo se você conhece todas.
Leia também: Perdeu o ticket do estacionamento? ESTA cidade não pode te multar
Embora algumas infrações sejam conhecidas e abordadas nas autoescolas, como alterações no veículo, falta de pagamento de impostos e excesso de velocidade, existem outras que podem passar despercebidas e resultar em multas.
A especialista em advocacia de trânsito, Jacobi Advocacia de Trânsito, destaca que é importante conhecer e estar atento às condutas ao volante para evitar infrações, surpresas e multas.
Confira algumas situações que resultam em multas de trânsito comuns
- Pane seca – O artigo 180 do CTB prevê punição para motoristas que deixam seus veículos parados por falta de combustível. Portanto, quem costuma andar com o tanque na reserva pode ser multado se o veículo ficar sem gasolina. Essa infração é considerada média, com multa e remoção do veículo como medida administrativa.
- Uso indevido da buzina – O uso inadequado da buzina também é uma infração de trânsito. Isso inclui o uso prolongado e repetitivo em qualquer situação, em locais e horários proibidos pela sinalização e entre as 22h e 6h. Essa infração é considerada leve, com multa como penalidade.
- Não acionar o limpador de para-brisa – Outra infração pouco conhecida é dirigir sem acionar o limpador de para-brisa durante a chuva. Essa infração é considerada grave, resultando em cinco pontos na carteira, multa e retenção do veículo para regularização. Mesmo se o equipamento estiver com defeito, não é uma justificativa válida.
- Molhar pedestres – Em dias chuvosos, é comum que poças d’água se formem nas ruas. Utilizar o veículo para jogar água ou detritos propositalmente sobre pedestres ou outros veículos é considerado uma infração média, com multa como penalidade.
- Uso de fones de ouvido enquanto dirige – Alguns motoristas têm o hábito de utilizar fones de ouvido enquanto dirigem, mas isso é considerado uma infração média, resultando em multa e quatro pontos na carteira.