A geladeira é um item básico presente na casa das pessoas, que ajuda a conservar os alimentos por mais tempo. Sendo assim, costuma ser dividida em duas partes: congelador ou freezer e refrigerador. O primeiro congela diversos ingredientes, que ficam sob temperaturas baixas. Enquanto isso, o segundo apenas mantém os produtos resfriados, garantindo que eles fiquem organizados.
Veja também: Pare com o hábito de guardar frutas na geladeira! Chef explica o motivo
Estes são os alimentos que você não deve colocar no congelador
1. Batata frita
A batata frita geralmente concentra muita água e gordura, e quando congelada, esses elementos se separam. Portanto, resulta em uma textura borrachuda, e sabores desagradáveis. Procure fritar a batata e comer no mesmo dia.
2. Alface
A alface, além de ter bastante água, apresenta uma estrutura celular delicada. Ao congelar suas folhas, as células são destruídas, resultando em uma textura murcha e sabor amargo. Compre apenas o que você for consumir.
3. Maionese
A maionese é um produto lácteo e contém ingredientes que podem se separar quando congelados. Nesse processo, a mistura perde a cremosidade e o óleo fica acumulado no fundo do recipiente, principalmente em versões industrializadas.
4. Ovos
Se você quiser manter seus ovos refrigerados, use a parte de baixo da geladeira. O congelador pode gerar rupturas na casca, aumentando o risco de infecção por salmonella. Essa bactéria causa infecções e desconforto estomacal.
5. Arroz
Muitas pessoas congelam arroz e até feijão, porque consideram mais prático na hora de preparar refeições. Contudo, dependendo da forma que esses alimentos forem manipulados, pode ocorrer a proliferação de bactérias pela umidade.
6. Macarrão
Você não gosta de macarrão empapado, não é mesmo? Então não congele massas que já foram cozidas. Afinal, uma massa deve ser preparada para consumo imediato, de forma que as pessoas aproveitem o máximo de sabor.
7. Queijo
Outro alimento que não deve ser armazenado no congelador é o queijo, que acaba ficando quebradiço. Parte das variedades de corte, como parmesão, perde totalmente a textura, porque passam a se despedaçar.