A volta do carro popular está mais perto do que os brasileiros esperavam. Após anos de aumento nos preços que deixaram muita gente longe do sonho do veículo novo, a Fiat anunciou que vai produzir um automóvel compacto para atender à parcela da população que não pode pagar muito em um zero quilômetro.
Leia mais: Pena de até 8 anos! Nova lei de trânsito é aprovada e assusta motoristas
A ideia da montadora é lançar o modelo a um preço inferior ao veículo mais em conta do país, hoje o Renault Kwid, que custa cerca de R$ 68.190. No entanto, ainda não é possível falar sobre valores.
O que se sabe até o momento é que a produção da novidade será feita na fábrica de Betim (MG).
Novidades divulgadas
O veículo vem sendo chamado pelo codinome F1H e será baseado em uma plataforma derivada da CMP, usada no Peugeot 208 e no Citroën C3. A informação foi confirmada ao portal Automotive Business por um executivo da Stellantis.
Segundo a fonte, a Fiat fará um novo ciclo de investimentos na fábrica mineira, mas o montante ainda é segredo. “Herdamos essa plataforma para desenvolver um produto local a ser fabricado em Betim”, disse.
O projeto de apelidar o novo carro já foi adotado no passado. O Mobi, por exemplo, era conhecido nos bastidores como X1H antes de ter o nome oficial divulgado no Brasil. Juto com o Fiat Argo, o modelo pode sair de linha com a chegada do novo, especialmente porque seu fim de ciclo está próximo.
Previsões
A expectativa é que o veículo chegue às concessionárias em até dois anos, já que a Stellantis tem 16 lançamentos previstos na América Latina até 2025. Outras informações, como categoria, cores e acessórios, não foram anunciadas.
Se o novo modelo não vier com nada inédito, pode até ganhar o nome de Novo Uno, mas ainda assim incorporar algumas mudanças como sistema híbrido leve e flexível. O uso do etanol no país é uma das principais apostas da montadora.
Outra previsão é que o carro será inspirado no carro-conceito Centoventi, que em 2021 recebeu o prêmio de “Melhor Carro Conceito” no Car Design Awards. Um novo produto inédito baseado no automóvel, inclusive, foi prometido pelo CEO da Fiat, Olivier François.