A quantidade de novidades que o WhatsApp revela é realmente incrível. Desde o ano passado, vários novos recursos foram anunciados ou encontrados por desenvolvedores que têm acesso à versão beta. Uma das alterações mais aguardadas de todas é a criação de canais dentro do mensageiro.
Veja também: ‘Não é confiável’: Elon Musk usa Twitter para criticar WhatsApp de Zuckerberg
Segundo informações do site WABetaInfo, especializado na versão beta do aplicativo, os testes da nova interface de canais já estão disponíveis. Além disso, o conteúdo do site revela que o funcionamento dos novos recursos se aproxima muito do concorrente Telegram.
O que serão os canais do WhatsApp, afinal?
Para quem não está acostumado com outro app de mensagens, os canais são “grupos especiais”. Eles contam com recursos interativos e funcionam como expositores de mensagens, links e outras formas de interação pelo aplicativo.
Os usuários poderão seguir o canal, encaminhá-lo para outras pessoas e até compartilhá-lo em outras plataformas. Dá para silenciar notificações e denunciar ao suporte em caso de irregularidades ou abusos das regras.
Conforme os dados do site especializado em WhatsApp beta, os canais poderão reunir milhares de seguidores, podendo ser privados ou públicos. Em outras palavras, a plataforma funcionaria como uma espécie de rede social e contaria até com o selo de perfil verificado.
Qual é a vantagem do recurso
É importante destacar que os canais do WhatsApp ainda não têm um nome definido e podem ser encarados também como comunidades. O objetivo é interagir diversas pessoas sobre um determinado tema de interesse mútuo.
Inclusive, essas comunidades serão capazes de aglutinar diversos grupos para que os seguidores participem e conversem entre si. É um passo importante para o caminho de uma nova rede social da Meta.
Vale lembrar que o WhatsApp vem se transformando cada dia mais em uma plataforma social aberta. As modificações de grupos, encontrar localidades, stories e outros, são prova de que isso é uma realidade. Sendo assim, há muitas atualizações esperadas ainda para o ano de 2023.