Frio, neblina, nevoeiro e temperaturas mínimas recordes para o ano. Foi assim que a terceira semana de maio começou na capital paulista. Dessa forma, a cidade de São Paulo permanece em estado de atenção devido as baixas temperaturas, conforme decretado pela Defesa Civil Municipal desde a manhã do dia 11.
Leia mais: A volta está próxima: governo anunciará incentivos ao mercado de carros populares.
Desde então, a previsão do tempo tem sido de temperaturas mínimas cada vez menores, gerando madrugadas e manhãs extremamente geladas na capital paulista. Isso devido a chegada de uma massa de ar de origem polar. Enquanto o frio atinge o Sudeste, Sul e Centro-Oeste, as pancadas de chuva continuam sobre o Norte e o Nordeste do país.
“O centro-sul do País tem céu aberto e sensação de frio e com temperaturas mais baixas na serra catarinense e gaúcha e no sul do Paraná, com valores abaixo dos 3°C. Na serra catarinense é o sexto dia seguido com termômetros marcando valores negativos, desde o dia 10 de maio”, afirmou a Climatempo.
Previsão para o Brasil
Na Região Sul, o sol brilha durante todo o dia devido a ausência de nuvens. No entanto, as temperaturas permanecem baixas devido a massa de ar frio. Dessa forma, há chances de nevoeiro em diversas áreas da região. No Sudeste, nevoeiro também em São Paulo e no Rio de Janeiro, com possibilidade de chuvas e trovoadas no norte de Minas Gerais e no Espírito Santo.
Céu aberto e temperaturas amenas no Centro Oeste, principalmente em Mato Grosso do Sul. Em partes do Mato Grosso e em Goiás, há grande formação de nuvens, com previsão de pancadas isoladas de chuva na faixa norte de ambos os estados.
Ademais, as chuvas serão fortes e volumosas no Nordeste, com maiores chances de precipitações no Maranhão, Bahia e Piauí. Por outro lado, o sol fica firme no Ceará e entre o interior do Rio Grande do Norte e Sergipe.
Por fim, as chuvas permanecem intensas na Região Norte. A previsão indica altos acumulados para o Amazonas e Roraima, enquanto pancadas isoladas são previstas para o Tocantins e no norte de Rondônia.