scorecardresearch ghost pixel



Preparado para o frio? Massa polar chega ao Brasil e promete ser a mais forte do ano

Na Região Sul é esperada geadas nas áreas mais elevadas. Veja como fica o tempo no restante do país.



Provavelmente você vai precisar tirar o casaco do armário neste final de semana. Isso porque, uma nova frente fria vai passar pela costa litoral de São Paulo nesta quinta e sexta-feira. Como resultado, espera-se a queda da temperatura nos próximos dias.

Leia mais: Agora é pra valer! Frio já tem data para chegar em todo o Brasil

Nesse sentido, simulações anteriores feitas pelo modelo de previsão meteorológica GFS já apontavam uma queda da temperatura acentuada no Rio Grande do Sul. Contudo, a previsão era para o dia 19 de abril.

Abrangência

O Climatempo ainda está avaliando a força e abrangência desta frente fria, entretanto, já é possível dizer que a massa de ar frio, de origem polar, deve causar um “resfriamento” grande. Na prática, esperam-se geadas nas áreas mais elevados dos três estados da Região Sul, por exemplo.

Apesar de parecer um pouco mais branda, outras áreas também sofrerão quedas significativas de temperatura. É o caso de São Paulo, centro-sul do estado do rio de Janeiro, Triângulo Mineiro e extremo sul de Goiás.

Nos próximos dias, o Clima tempo deve liberar informações mais detalhadas sobre essa nova frente fria. Porém, ao que tudo indica, esta será a massa de ar frio mais forte a chegar no Brasil desde o início do ano.

La Niña

Vale lembrar que o planeta está sob efeito do fenômeno La Niña que, na prática, ocorre a partir do resfriamento excepcional das águas do Oceano Pacífico. Em 1998, por exemplo, o fenômeno provocou alterações, sobretudo na quantidade de chuvas, no sudeste brasileiro, ocorrendo então, um amento de precipitação que fugiu ao padrão de normalidade.

Na mesma época, os países do hemisfério norte atingiram índices recordes que resultaram em um inverno extremamente rigoroso.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário