Muitas pessoas sofrem com pés ressecados, mas nem sempre um simples hidratante consegue recuperar a maciez da pele. A condição ocorre quando a pele do pé fica seca e áspera. Em casos mais graves, podem surgir rachaduras que aumentam o risco de infecções. Veja como preparar uma rotina de cuidados para se livrar desse problema, usando produtos simples que você tem em casa.
Veja também: O segredo da pele sem filtro está nestes 5 alimentos poderosos; veja lista
Rotina de cuidados para hidratar os pés
- 1° passo: para ter pés livres de rachadura, comece com uma esfoliação leve, usando 1 colher de açúcar e outra de mel. Misture os dois ingredientes em um recipiente e aplique na área, realizando movimentos circulares.
- 2° passo: na parte do escalda pés, use uma bacia com 1 litro de água morna, 3 sachês de camomila e 5 gotas de óleo essencial de lavanda.
- 3° passo: em seguida, deixe os pés descansando nessa mistura durante 15 minutos e tente relaxar.
- 4° passo: rapidamente, você vai começar a sentir uma sensação agradável, de que a pele está mais suave. Prepare uma mistura de 3 gotas de seiva de sangue de dragão e 1 colher de sopa de gel de aloe vera.
- 5° passo: aplique a loção de aloe vera massageando os pés e depois enxague no banho, lembrando de secá-los muito bem antes de vestir algum calçado.
Quais são os riscos dos pés ressecados?
Rachaduras
A pele seca nos pés pode levar ao surgimento de rachaduras, especialmente nos calcanhares. Essas ranhuras superficiais costumam ser dolorosas e ao sangrar, acabam se tornando um local propício para infecções.
Infecções fúngicas
Essas fissuras que representam aberturas na pele, facilitam a entrada de fungos, como o causador da micose, levando a infecções fúngicas. Isso resulta em sintomas desagradáveis, entre coceira, descamação e até mesmo mau odor.
Calosidades
Os calos surgem conforme o espessamento da pele, que prejudica as atividades do dia a dia. Isso acontece pela dificuldade de andar, ação comprometida pelo surgimento de pequenos caroços no pé.