Além das comissárias de bordo, que utilizam um uniforme elegante, a roupa do piloto sempre chama a atenção. Nesse caso, a camisa engomada, a quepe e calças de alfaiataria, também demonstram ligação ao cargo. Isso acontece porque as companhias aéreas precisam definir a função de cada um. No entanto, as pessoas continuam em dúvida sobre as listras nos uniformes dos pilotos.
Veja também: É pessoal? Entenda por que os comissários parecem te ‘encarar’ no avião
O segredo das listras dos pilotos de avião
A partir de 1930, a companhia aérea Pan Am, também conhecida como Pan American World Airways, começou a desenvolver uniformes. Nesse caso, eles pensaram em distinguir os comissários e pilotos, para aumentar a segurança.
Dessa maneira, apenas o piloto poderia mexer nos controles técnicos da cabine, facilitando a identificação do seu trabalho. Durante o desenvolvimento das peças, cortes clássicos e listras da cor azul foram incluídas nas ombreiras.
Veja como descobrir a experiência de um piloto pelo uniforme
Esse design segue sendo utilizado pelas maiorias companhias, que adotaram esse padrão não apenas por estética, mas simplicidade. Com o passar dos anos, cada listra passou a representar um estágio de experiência do piloto.
O cadete iniciante recebe uma faixa quando começa a operar e o Segundo Oficial, apresenta sempre duas listras. Esse Engenheiro de voo ainda não pode comandar os voos, mas pode substituir o comandante no revezamento.
O Primeiro Oficial (copiloto) recebe três faixas e o Comandante de Linha, quatro listras no ombro. Nesse caso, ele define os comandos e passa orientações aos subordinados, principalmente em situações de turbulência e acidentes.
Um aspecto em comum entre comandantes do céu e do mar
A cor azul marinho e os tons claros das roupas lembram um uniforme típico de militares, não é? Essa observação não parte de uma coincidência, pois, esses uniformes foram mesmo inspirados nos oficiais da Marinha.
Portanto, marinheiros e pilotos compartilham essa característica em comum, de roupas parecidas. Enquanto um está no mar, o outro pilota uma nave que sobrevoa as nuvens, ambas atividades que exigem muita habilidade e experiência.