scorecardresearch ghost pixel



Preço da beleza: estudos apontam risco mortal em usar unhas de gel

Unhas de gel se tornaram uma febre no Brasil, mas é importante ter atenção aos estudos que apontam os riscos no excesso de exposição.



Na busca por unhas perfeitas, que duram muito mais tempo, que sejam práticas e fiquem do formato que cada mulher deseja, as unhas de gel se tornaram uma febre entre as mais vaidosas. Apesar de todas as vantagens, é importante ter alguns cuidados para evitar os riscos à saúde. Saiba quais são eles.

Leia mais: Cabelo caindo e unhas quebradiças? ESTE pode ser o motivo

Muitas mulheres que fazem uso das unhas de gel se encantam pela durabilidade do esmalte, que fica impecável por muito mais tempo. Isso, sem contar a possibilidade de alongamento e aplicação de fibras de vidro. Infelizmente, nem tudo é tão simples, pois algumas pesquisas recentes fizeram um novo alerta.

Unhas de gel

Alguns estudos falam sobre o perigo da luz UV usada na secagem do gel.

Segundo algumas pesquisas, a luz usada durante o procedimento pode matar as células e causar mutações no material genético, com aumento dos riscos de tumores cancerígenos. Um dos estudos mais atuais sobre o assunto foi conduzido pela Universidade da Califórnia, em San Diego.

Os pesquisadores conseguirem mostrar o choque no metabolismo de ratos expostos à luz UV.

E não para por aí. No ano de 2019, mais um caso acendeu o alerta sobre os riscos das unhas de gel. A miss de Illinois, Karolina Jasko, foi diagnosticada com um câncer raríssimo no dedo.

A maior suspeita é o uso frequente das unhas de gel, com constante exposição à luz UV nas cabines de secagem das unhas durante o procedimento. Depois de alguns exames, a suspeita é de que isso tenha contribuído para o desenvolvimento da doença.

Apesar de estudos e alguns indicativos sobre os riscos, é importante dizer que por enquanto não existe nenhuma medida que suspenda a realização de tais procedimentos no Brasil.

Ainda assim, a orientação de muitos especialistas é para que as pessoas criem um tempo de “respiro” entre um procedimento e outro, reduzindo então a exposição quando possível. Além disso, qualquer sinal que indique prejuízos à saúde das unhas, o ideal é evitar o procedimento e procurar orientação médica.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário