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Preço dos veículos usados deve cair junto com descontos nos carros populares

Maioria das vendas do país, veículos usados também devem cair de preço com os descontos para novos carros populares.



A tendência é que a queda dos preços dos carros populares, seguindo a nova política anunciada pelo governo federal, impulsione também uma porcentagem de queda nos veículos seminovos e usados no Brasil. Continue lendo e entenda o porquê.

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De acordo com Paulo Cardamone, diretor-executivo da consultoria Bright Consulting, se os preços dos carros populares de até R$ 120 mil, que representam 47% do mercado, caírem em média entre 5% e 7%, essa mesma porcentagem de queda será observada nos veículos seminovos e usados.

O consultor destaca que os preços dos usados já estavam em queda desde novembro do ano passado, com uma média de redução de 5% no período para modelos com sete a oito anos de uso. Nos próximos dias, enquanto as regras não forem definidas com mais clareza, o mercado de usados e seminovos também tende a ficar paralisado, segundo o especialista.

Em relação às vendas de veículos novos, o especialista afirma que também houve uma queda devido à expectativa das novas regras. Por exemplo, no caso de vendas diretas, as locadoras representam cerca de 50% a 52% das vendas de veículos novos. Atualmente, a estimativa é que cerca de 70 veículos zero quilômetros podem se enquadrar nas novas regras de isenção de IPI e PIS/Cofins, afirma Cardamone.

Veículos usados ainda devem ser maioria absoluta

Cardamone observa que a frota brasileira tem uma idade média de 13 anos e que as medidas do governo não devem alterar significativamente esse cenário. Embora a redução de impostos seja sempre uma boa notícia, o impacto na renovação da frota será insignificante, segundo ele.

Enilson Sales, presidente da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), afirma que, em teoria, se um carro zero que se enquadra nas regras para desconto ficar 10,96% mais barato, os valores dos seminovos da mesma categoria tendem a diminuir na mesma proporção. No entanto, ele ressalta que os preços já vinham caindo 5% no último quadrimestre.

Sales destaca também que, antes do anúncio das medidas para carros populares, as vendas de seminovos e usados estavam em alta de 16% a 18% em relação ao mesmo período do ano passado. Atualmente, são vendidos cerca de 57 mil a 58 mil veículos desse segmento por dia, enquanto as vendas de carros zero quilômetros ultrapassam pouco mais de 8 mil unidades diárias.

Historicamente, as vendas de carros usados já são maiores do que as de veículos zero quilômetros, mas nos últimos anos a diferença aumentou ainda mais devido à restrição de crédito, altas taxas de juros, fim dos carros populares mais baratos e aumento do preço dos novos. No Brasil, para cada carro zero quilômetro, eram vendidos três usados. No entanto, na última década, essa diferença cresceu e atualmente são vendidos quase sete seminovos e usados para cada carro novo.




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