Já pensou ter alguém disponível 24 horas por dia para conversar, desabafar e até mesmo para contar os seus segredos? Bem, apesar de não ser exatamente humano, a Inflection AI anunciou uma novidade baseada em inteligência artificial (IA), cuja conversação é o foco. A empresa explica que o chatbot foi projetado para ser um “companheiro gentil e solidário, oferecendo conversas, conselhos amigáveis e informações concisas em um estilo natural e fluido”. Tem coragem de admitir certas coisas à tecnologia?
Leia mais: Odeia áudio do WhatsApp? Chatbot é capaz de transformá-lo em texto
Batizada de Pi, ou seja, a personal intelligence (inteligência pessoa, em tradução livre), a criação ainda está em fase de desenvolvimento. Por hora, a Pi é uma espécie de companheiro digital que fica disponível o tempo todo.
Acesso à IA
A conversa com o Pi pode ser via site ou celular, seja por aplicativo ou pelo número de WhatsApp: +1 (314) 333-1111. Além disso, o chatbot também está nas redes sociais, por meio de perfis no Instagram e no Facebook. Por lá, também é possível conversar com ele e trocar ideia por longas horas.
Claro, vale destacar que a vantagem de conversar com o Pi pelo site e aplicativo é que o usuário pode escolher entre quatro vozes geradas por inteligência artificial, o que deixa a experiência ainda mais personalizada.
É interessante também observar que a conversa com o chatbot flui de forma leve, uma vez que as respostas surgem na tela devagar, passando um efeito calmante a quem lê. Assim, independente do teor do seu papo com ele, o Pi sempre responderá de forma compreensiva e com mensagens motivadoras.
Limitação
Apesar de, inicialmente, ser um serviço gratuito, as mensagens têm uma limitação em quantidade. Isso, porque após um certo número de envios, o site pede que o usuário crie login e senha na plataforma.
Além disso, para fazer o cadastro, é preciso fornecer número de celular que seja da Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia ou mesmo do Reino Unido e dos Estados Unidos.
Cuidados
Apesar de ser uma ferramenta de escuta e motivacional, é preciso distinguir as coisas. É importante ressaltar que o Pi não substitui um profissional da área da saúde mental, ou seja, não é recomendado substituir tratamentos psicológicos e psiquiátricos por conversas com o chatbot.