A inteligência artificial já pode ajudar pessoas a se comunicarem com outros humanos. Inclusive, o físico teórico Stephen Hawking era um dos pacientes com paralisia que usava um recurso assim para poder falar. No entanto, o que não se esperava era que a tecnologia conseguiria possibilitar alguém de conversar com animais.
Veja também: Inteligência Artificial ‘ressuscita’ princesa Daiana e mostra como ela seria se fosse viva
Inteligência artificial permite pessoas conversarem com os animais?
Mesmo que a premissa aparente ter saído de um filme de ficção científica, existem estudos que caminham a passos largos neste sentido. Isso quer dizer que, em breve, alguma nova inteligência artificial pode conseguir estabelecer diálogos entre espécies diferentes.
Isso foi o que afirmou o Earth Project, que acredita na criação de modelos de linguagem grandes. Eles podem ser uma solução para quem deseja conversar com os animais ou estabelecer uma comunicação mais clara.
Como funcionaria a tecnologia?
Resumidamente, a inteligência artificial utilizaria modelos de linguagem para decodificar a comunicação entre os animais. Dessa maneira, seria possível estabelecer comunicação entre seres humanos e outras espécies capazes de captar os sinais enviados.
Contudo, é importante reforçar que não existe nenhum programa de computador capaz de executar essa ação neste momento. Ainda existem limitações para alguma inteligência artificial entender a comunicação de outras espécies e traduzi-la para as pessoas. O caminho inverso seria ainda mais complicado, conforme afirmam alguns especialistas.
No entanto, a ideia é promissora, já que não trabalha com a proposta de ensinar outros animais a se comunicarem. O que a inteligência artificial faria é possibilitar com que seres humanos estabeleçam comportamento no mesmo nível das demais espécies.
Essa inteligência artificial será viável algum dia?
Não há como saber se a inteligência artificial pode chegar ao ponto de entender e proporcionar comunicação entre animais e humanos. Porém, é perfeitamente plausível encarar essa possibilidade como algo real.
É preciso salientar que mesmo que a comunicação seja estabelecida, o nível de profundidade a ser alcançado não deve sofrer influência. Isso quer dizer que sempre haverá limitações de entendimento relacionadas as capacidades naturais de cada indivíduo.