scorecardresearch ghost pixel



Real ou fake: cachoeira no fundo do mar existe ou não passa de edição?

Você já imaginou mergulhar em um dos lugares mais paradisíacos do mundo e notar a presenta de uma cachoeira no fundo do mar? Entenda melhor a história.



As Ilhas Maurício são famosas por vários motivos, mas o principal deles está nas belezas naturais que o local oferece aos turistas. O arquipélago está a quase 2 mil km do litoral africano e tem se tornado destaque por uma de suas curiosidades. Foto mostram algo que parece ser uma cachoeira no fundo do mar. Mas será que isso é verdade mesmo?

Veja também: Sonha morar na praia? ESTA é a cidade com o melhor custo de vida

Cachoeira no fundo do mar existe mesmo?

GoodOlga/Getty Images/iStockphoto

O local tem até nome é conhecido como a cachoeira subaquática de Port Louis. No entanto, a verdade é que não se trata de uma “queda d’água”, como o nome sugere. Localizado na península Le Morne, fotos aéreas mostram uma falha no assoalho oceânico que lembra muito a formação de cachoeiras.

De acordo com reportagem da CNN norte-americana, o fenômeno é uma ilusão de ótica que pode ser vista apenas por quem sobrevoa a região ou observa alguma foto tirada do alto. Aliás, não à toa que existem até passeios turísticos feitos em helicópteros para observar o fenômeno ilusório.

Por que parece ter uma cachoeira no fundo do mar?

A tal cachoeira no fundo do mar é uma ilusão que ocorre por conta da formação geológica das Ilhas Maurício. O local é a junção de várias formações rochosas, o qual inclui ilhas e arquipélagos como Agalega, Tromelin, Atol de São Brandão, Rodrigues e Reunião.

O local tem uma formação diferente daquela que é costumeiramente vista dos continentes.  Verdade é que a tal cachoeira no fundo do mar é apenas uma abertura geológica íngreme e repentina de uma porção de terra para o alto oceano.

Basta olhar outras imagens para entender melhor o funcionamento daquela região. A própria formação das ondas em seu entorno mostra como a faixa de terra é curta e fica profunda de forma repentina.

Logo, não se trata de cachoeira no fundo do mar, apenas das próprias características comuns do próprio oceano terrestres.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário