scorecardresearch ghost pixel



Apocalipse ou evento natural? EUA deve viver ‘invasão’ de bilhões de cigarras

Duas ninhadas de cigarras periódicas emergirão simultaneamente no país durante a primavera do Hemisfério Norte.



Muitos norte-americanos estão chamando de “apocalipse das cigarras” o fenômeno que está próximo de ocorrer nos Estados Unidos. Pela primeira vez em 221, duas ninhadas do inseto devem sair do solo simultaneamente durante a primavera do Hemisfério Norte.

Leia mais: Sumiram e você nem notou: por que os McDonad’s não tem mais ‘parquinhos’?

A Universidade de Connecticut informou que a ninhada XIX, de 13 anos, e a XIII, de 17 anos, emergirão ao mesmo tempo do solo no centro-oeste e no sudeste dos EUA nos próximos meses. Ao contrário das ninhadas anuais, que surgem todos anos, a cigarra do tipo periódica surge uma vez a cada 13 ou 17 anos. As duas espécies são encontradas em grande volume nessas regiões do país.

O ciclo de vida das cigarras periódicas é bastante longo. As ninfas, como são chamados os insetos imaturos, passam cerca de 13 ou 17 anos no subsolo após a eclosão. Elas se alimentam de raízes antes de finalmente emergirem para virar cigarras adultas.

Onde observar o fenômeno?

Segundo os pesquisadores da Universidade de Connecticut, a ninhada XIX, de 13 anos, emergirá de partes do sudeste dos EUA. Já a XIII, de 17 anos, fará sua aparição no norte do estado de Illinois. A BBC norte-americana estima que os eventos terão início no final de abril.

Ainda segundo a instituição de ensino, ambas as ninhadas não devem se sobrepor de maneira significativa. A maior chance de contato entre as duas existe em alguns locais de floresta ao redor de Springfield, Illinois.

O mapa abaixo representa a ninhada XIII com cigarras vermelhas e sua ausência por cruzes azuis. Veja:

Imagem: Reprodução / Universidade de Connecticut

Evento incomum, mas não único

A última vez em que as duas ninhadas periódicas emergiram ao mesmo tempo foi em 1803, enquanto a próxima está prevista para 2245. “Este não é um evento comum”, afirma Gene Kritsky, especialista em cigarras e professor emérito de biologia na Universidade Mount St Joseph.

Bilhões de insetos são esperados nessa primavera nos EUA, mas o tamanho da população é difícil de ser estimado. Seja como for, elas não são consideradas pragas e a população não deve usar pesticidas.

“Além do barulho, que pode ser substancial, este grande grupo de insetos é inofensivo e pode ser apreciado e desfrutado por amantes da natureza de todas as idades”, garante a Universidade de Illinois em Urbana-Champaign.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário