O preço dos combustíveis chegou a assustar todos os brasileiros nos últimos anos. Embora tenha baixado desde o final de 2022, a verdade é que o valor continua alto e merece atenção, especialmente para evitar o consumo excessivo. Economizar gasolina deve ser o foco de todos os motoristas agora.
Veja também: Vai comprar um 0km? ESTES são os 10 carros mais ‘baratos’ em 2023
Pensando nisso, separamos alguns hábitos que vão ajudar qualquer pessoa a economizar gasolina de forma eficiente e com hábitos bem simples. Confira o que você deve fazer desde já para conseguir reduzir os gastos e as idas aos postos de combustíveis da sua cidade.
6 maneiras eficientes de economiza gasolina
Confira abaixo algumas das coisas que você pode fazer para economizar gasolina e evitar os gastos desnecessários no mês:
1 – Pare de dar arrancadas
Entenda que toda vez que você pisa no acelerador a gasolina é injetada no motor, jogo você gasta mais combustível. As arrancadas bruscas fazem com que mais líquido seja injetado, logo você gastará dinheiro a mais do que poderia. Controle as arrancadas e saia suavemente depois que estiver preparado.
2 – Rodas com os pneus descalibrados
Rodar com o pneu murcho é algo que evita economizar gasolina e faz com que você gaste mais do que precisa. O que acontece é que o carro precisa de mais potência do que necessário para se movimentar. Por isso, sempre mantenha os pneus cheios.
3 – Andar com os vidros abertos na estrada
Quando se está a mais de 80 km/h, o mais indicado é fechar os vidros do carro. Isso porque o ar provoca força contrária e “empurra” o veículo para trás, obrigando a fazer mais esforço para rodar. Sendo assim, se você quer economizar combustível, feche os vidros na estrada e ligue o ar-condicionado.
4 – Economizar gasolina exige atenção à bandeira
Sempre que for abastecer, vá a um posto de combustível confiável, ou seja, que tenha uma bandeira de respeito e possa oferecer segurança para o consumidor.
5 – Excesso de peso
Por fim, ainda seguindo a mesma lógica de “quanto mais esforço, menos economia”, o carro mais leve gastará menos combustível.