A partir de dezembro deste ano, a Google tomará uma medida significativa em relação às contas inativas, excluindo aquelas que não foram utilizadas por dois anos ou mais. A ação resultará não apenas na exclusão das contas mas também no desaparecimento de uma série de serviços associados a elas, como Gmail, Docs, Drive e Google Fotos.
Leia Mais: Polêmica sobre armazenamento no Google Drive deixa usuários no limite
A decisão serve como um alerta para aqueles que não têm utilizado os serviços da empresa há um bom tempo, para que não corram o risco de perder os conteúdos “esquecidos” por lá. Veja como evitar isso ao longo do texto.
A Google anunciou que iniciará o processo para deletar contas sem atividades. O intuito é trazer mais segurança aos consumidores, uma vez que contas deste tipo estão mais suscetíveis às práticas fraudulentas. Os cibercriminosos podem se aproveitar delas para aplicar golpes, usando a identidade do usuário, e até mesmo para propagar spam.
Contas serão deletadas após série de avisos
Como mencionado, a ação só vai acontecer no final do ano. Por esse motivo, não é necessário se preocupar com qualquer desaparecimento de um dia para o outro, pois o procedimento adotado é outro. A companhia detalhou que os clientes ficarão sabendo das mudanças antecipadamente, com um aviso enviado diretamente nos e-mails.
Os usuários não serão notificados somente uma vez, pois receberão uma série de comunicados. A política de exclusão de contas inativas vai atingir todo o ecossistema de serviços, ou seja, plataformas como Gmail, Docs, Drive, Meet, Agenda, YouTube e Google Fotos, que estão associados ao perfil, também terão os seus conteúdos excluídos.
A decisão também serve para contas de organização, como escolas e outras empresas, por isso, é importante ficar atento. Para não ter o perfil deletado, a Google considera algumas ações para “manter o perfil ativo”, como enviar e receber um e-mail, assistir vídeos no YouTube e efetuar um login com a conta em outro aplicativo.
O Google Fotos é o único app que funciona de forma diferente, ao menos à respeito da exclusão das contas. Para evitar que isso aconteça por lá, é preciso acessar o próprio aplicativo.