É provável que o mercado de ferramentas de busca online passará por uma grande mudança após essa atualização do fenômeno da inteligência artificial (IA), o ChatGPT. A empresa OpenAI informou na semana passada que a sua criação receberá um update que está sendo muito aguardado pelos usuários.
Leia mais: ChatGPT que se cuide: Google anuncia novidades para turbinar a IA Bard
Nos próximos dias, o dispositivo será finalmente integrado à internet, possibilitando que o assistente virtual forneça respostas com informações atualizadas, se tornando um buscador de peso e forte concorrente da Google.
A nova funcionalidade está limitada para quem assina a versão paga do recurso, o GPT-4. Com o upgrade, o algoritmo passará a fornecer respostas com base em dados atuais. Antes, tantos os consumidores pagantes quanto os da versão gratuita realizavam interações com o suporte de informações registradas apenas até setembro de 2021.
Ao perguntar, por exemplo, quem é o presidente do Brasil vigente para a inteligência artificial, o chatbot detalhará ser o ex-presidente Jair Bolsonaro. Ele também irá esclarecer que a sua base de dados é limitada.
Como acessar a atualização do ChatGPT?
Como mencionado, somente os usuários do ChatGPT Plus terão acesso à atualização e, para isso, terão que desembolsar US$ 20, aproximadamente R$ 98 no câmbio atual. A boa notícia é que a empresa pretende disponibilizar a atualização para todos os usuários após a conclusão bem-sucedida dos testes do novo recurso.
A OpenAI anunciou que os internautas pagantes poderão experimentar os novos recursos em primeira mão e que também irão acompanhar o desenvolvimento de cada nova função por meio do painel beta. As ferramentas vão ser acessadas na parte de configurações, já na próxima semana.
Além disso, a companhia revelou que quem assina a versão plus terá a chance de desfrutar de mais de 70 plugins fornecidos por empresas terceirizadas, como Expedia, Kayak e Instacart. A partir da parceria, os usuários poderão solicitar ao ChatGPT que utilize esses plugins para realizar atividades. O Instacart, por exemplo, fornece serviços de entrega de compras de supermercado, logo os internautas poderão solicitar ajuda com funções relacionadas.