scorecardresearch ghost pixel



Se seu carro tem insulfilm, nova lei foi aprovada e está multando em R$ 195,23

Quem usa insulfilm automotivo precisa estar alerta às normas. Desrespeitar as regras pode pesar no bolso do motorista. Veja!



Adicionar o insulfilm nos vidros dos carros é uma prática bastante comum entre os brasileiros de todos os estados. Essa película escura, que é aplicada sobre o vidro, oferece diversos benefícios, como uma maior segurança e privacidade aos ocupantes do veículo, até mesmo uma proteção contra os raios UV.

Leia mais: ALERTA aos motoristas desatentos! Deputados aprovam novas regras de trânsito

Apesar disso, é importante que os motoristas estejam atentos às leis de trânsito que regulamentam o uso desse recurso para evitar multas e prejuízos para o bolso. O excesso de escurecimento pode prejudicar a visibilidade do condutor, o que pode comprometer a segurança no trânsito. Veja mais detalhes ao longo do texto.

Atenção ao uso do insulfilm

O uso nos vidros dos carros é regulamentado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) por meio de regras específicas que buscam assegurar a visibilidade apropriada para os condutores e, assim, diminuir os riscos de acidentes. Segundo a resolução, que passou por alterações no ano passado, o para-brisa e os vidros laterais dianteiros dos automóveis precisam ter um grau de transparência de até 70%.

Sendo assim, o uso é liberado desde que o limite de transparência estabelecido pela legislação seja respeitado.

Já quanto aos outros vidros que não interferem na condução, a exigência de grau mínimo de transparência, do vidro traseiro e das laterais da parte de trás, foram retiradas. As películas do tipo espelhada ou opaca, que comprometam a visão de quem está dentro do carro, não são permitidas.

Vale ressaltar que o insulfilm deve ser certificado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). A aplicação deve ser efetuada por empresas credenciadas e habilitadas para a execução do serviço, uma vez que a instalação incorreta pode comprometer a eficácia do recurso, gerando bolhas e atrapalhando a visibilidade.

Quem desrespeitar as normas pode estar cometendo uma infração grave e receber uma multa no valor de R$ 195,23 e até cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Além disso, as autoridades podem solicitar a remoção do insulfilm, caso ele esteja fora do padrão. O veículo pode ser retido até que isso seja regularizado.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário