scorecardresearch ghost pixel



Seu namorado é igual a você? Isso não acontece por acaso, diz estudo

Pesquisadores encontram evidências de que todas as pessoas procuram parceiros amorosos parecidos com elas próprias.



Sua relação amorosa vai “muito bem, obrigado”? Então, é possível que você tenha muitas afinidades com seu namorado, noivo ou marido. Inclusive, as semelhanças podem ir além do pensamento e se aproximarem do aspecto físico. Saiba que esse fato não acontece por acaso, existe uma boa razão para isso.

Veja também: Sinal vermelho! 3 atitudes ‘inocentes’ que podem afundar relacionamentos

Você se parece com seu namorado? Não é à toa

Existem muitos fatores envolvidos na escolha pessoal de cada pessoa no campo amoroso. O seu namorado ou namorada foi escolhido com base em características já existentes dentro da sua mente e que funcionaram como critério. A compatibilidade física, mental e íntima são fatores que podem interferir diretamente no processo.

De acordo com o portal “Sumédico”, a atração por pessoas fisicamente parecidas com você é algo inconsciente e padrão na sociedade. Conforme a psicóloga Vanessa Gurrola, existem diversos estudos que mostram a tendência em buscar um parceiro amoroso compatível fisicamente.

Memória afetiva pode ajudar no processo

Quando vemos uma pessoa semelhante a nós, ou mesmo a pessoas que amamos, certamente lembramos de nosso passado, recorrendo às memórias afetivas. Isso quer dizer que a atração física está relacionada também a um fundo emocional importante.

Por esse motivo, é comum escolhermos um namorado ou namorada com os mesmos gostos, hobbies semelhantes e modo de pensar o mais parecido possível, pois isso nos faz sentir em um espaço seguro e familiar. Na verdade, isso é conhecido como correspondência seletiva, um termo cunhado por um estudo publicado no National Bureau of Economic Research. 

“Está em nosso DNA, em um nível muito mais inconsciente, e tem a ver com instintos de sobrevivência”, afirma o artigo. O que é mais surpreendente, dizem os autores, é que não apenas existe o envolvimento sexual com pessoas semelhantes, mas também nos tornamos cada vez mais parecidos física e psicologicamente ao longo do tempo.

Em conclusão, estamos programados para procurar semelhança genética porque nosso DNA é feito para passar nossos genes adiante. Como o objetivo de ter filhos parecidos também, as pessoas procuram por um namorado ou namorada que tenha as características próximas. 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário