Morar na praia é o sonho de vida de muitas pessoas. Afinal, todos adorariam viver em uma cidade do litoral e assistir ao nascer do sol, caminhar na beira da areia, com os pés no mar. No entanto, nada disse importará ou será possível se o custo para se morar no local for alto demais. Pensando nisso, separamos uma lista que apresenta algumas opções de cidades para viver com preço relativamente baixo.
Veja também: Top 50 cidades mais violentas do mundo; tem alguma do Brasil no meio?
Qual é a cidade mais barata para morar no litoral?
Com base nos comentários em sites de viagens e hospedagem, além das redes sociais, existem algumas opções interessantes para quem quer viver na praia. É importante salientar que cada cidade da lista foi escolhida para que oferecesse a infraestrutura completa aos moradores.
Por isso, existem opções mais baratas, porém menores, com alguns desafios como: falta de hospitais, precariedade do saneamento, moradias precarizadas, etc.
As cidades mais baratas para morar no litoral brasileiro são:
- Maragogi, no Alagoas;
- Itacaré, na Bahia;
- João Pessoa, na Paraíba;
- Ubatuba, em São Paulo;
- Aracaju, Sergipe.
O que considerar para entender o custo de vida de uma cidade?
Sempre que você estiver analisando a possibilidade de mudar de cidade, é importante avaliar o custo de vida naquele local. Afinal de contas, ele será a régua para medir a quantidade de dinheiro que o orçamento mensal deverá fornecer para garantir uma sobrevivência digna. Pagar moradia, alimentação e transporte pode ser bem mais caro do que se imagina. Isso sem falar em um dinheiro a mais para emergências, gastos com farmácia, saúde e lazer.
Por isso, comece procurando o valor da cesta básica naquela região. Entre em sites de imobiliárias e anúncios nas redes sociais para avaliar o preço do aluguel. Confira quais são as necessidades que a cidade demanda dos moradores, veja o preço das passagens de ônibus e, o mais importante de tudo, faça contato com outras pessoas que já moram na cidade escolhida.