Já imaginou descobrir que você é o herdeiro de alguma família pertencente à realeza? Saiba que existem alguns sobrenomes que podem evidenciar uma descendência nobre na sua família. Separamos alguns dos exemplos mais comuns neste sentido.
Veja também: Você é religioso? 5 nomes para bebês cujos significados remetem à fé
Sobrenome da realeza de antigamente; você tem algum?
Confira abaixo alguns dos sobrenomes que eram utilizados frequentemente pela realeza antigamente. Talvez você tenha algum deles e nem saiba disso:
1 – Ludovico
Este é um dos sobrenomes que sempre foi utilizado para intitular uma pessoa guerreira, famosa e célebre. Sua tradução pode ser entendida como glória e fama, sendo uma palavra derivada de Ludwig. Poucas pessoas tinham esse registro no passado, muitas pertencentes à realeza.
2 – Bragança
Não é tão comum encontrar um sobrenome como este por aí. Isso porque ele costuma estar relacionado à família real brasileira, muito embora não seja exclusivo dela. No passado, essa palavra remetia diretamente às pessoas que faziam parte da realeza, já que seu significado é “fortaleza” ou “castelo”.
Conforme os registros históricos, esse nome foi criado ainda no século II, na região celta de Bragança.
3 – Sobrenomes da realeza: Bulhões
A origem pode ser portuguesa, espanhola ou belga, não se sabe ao certo e tudo depende dos seus antepassados. Contudo, se este é o seu sobrenome, saiba que alguns antepassados podem ter sido pessoas bem importantes pelo mundo.
4 – Caiado
O sobrenome caiado tem sua origem um tanto quanto nebulosa, embora possa ter nascido para denominar pessoas que passavam tintura no rosto para clarear a pele. Isso já foi um hábito peculiar da realeza e da elite social de muitas regiões, principalmente na Península Ibérica.
5 – Sobrenomes da realeza: Alcântara
Por fim, este é outro sobrenome comum da realeza que veio de regiões da Europa para o Brasil. Normalmente eram grandes proprietários de terras ou pessoas importantes que ajudaram na construção das cidades.
6 – Marinho
O sobrenome Marinho tem origem ibérica, da época de Alexandre, o Grande. Ele sempre foi utilizado para nomear aqueles que trabalhavam com o mar, ou seja, que eram marinheiros, por exemplo.