Tive a CNH suspensa, mas posso continuar usando a versão digital?

Quando a carteira acaba suspensa pelos órgãos de trânsito, muitos motoristas não sabem se CNH digital continua liberada. Será? Veja só!



Ao exceder o limite de pontos que podem ser levados na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o motorista terá o seu documento suspenso e também correrá o risco de que a carteira também seja cassada. Sendo assim, após o condutor ser notificado, ele é orientado a entregar o documento às autoridades competentes.

Leia mais: Dirigir apenas com a CNH Digital é permitido? Entenda as regra

Com a digitalização da maioria dos documentos, a habilitação também ganhou a sua versão digital. Por isso, muitas pessoas que estão com a CNH suspensa ficam em dúvida. Elas ainda podem utilizar a versão online, visto que a suspensão foi dada à versão física? Bem, a situação não é tão simples assim. Acompanhe.

Posso usar CNH Digital quando documento físico está suspenso?

Por mais que o condutor consiga acessar o seu documento na versão digital, isso não significa que ele pode continuar dirigindo com a habilitação suspensa. Ao realizar essa prática, é como se o motorista dirigisse sem nenhum documento que comprove a sua aptidão à direção. Isso, porque além de já ter a sua carteira suspensa, a CNH digital também avisa que o documento está irregular, para caso o motorista seja parado em uma blitz.

Desse modo, os agentes de trânsito têm acesso ao sistema que permite verificar a situação da carteira de motorista de qualquer brasileiro. O sistema indica se o documento está vencido, suspenso ou até mesmo cassado. Para isso, os agentes precisam somente ler o QRCode da CNH digital, pois assim conseguem analisar a situação da habilitação mesmo que estejam sem acesso à internet no local da blitz.

Sendo assim, caso o condutor seja pego dirigindo com a CNH suspensa, ele estará cometendo uma infração gravíssima. Com isso, o documento deixa de ser suspenso e passa a ser cassado, o que faz com que o motorista fique até dois anos sem dirigir. Além disso, ele também deverá arcar com uma multa de R$ 882,41.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário