scorecardresearch ghost pixel



Prova de vida do INSS: quem não fizer ficará sem o benefício?

Instituto explica como acontece a prova de vida em 2024 e a importância de manter os dados cadastrais atualizados.



Quem é aposentado ou pensionista do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) certamente já ouviu falar da prova de vida. Trata-se de um procedimento importante feito periodicamente para evitar fraudes e pagamentos indevidos. Ele é fundamental para que o cidadão continue recebendo o benefício previdenciário.

Leia mais: Após um janeiro de azar, 3 signos terão a paz que precisavam no final de fevereiro

Com esta regra importante, muitas pessoas temem não receber os pagamentos caso não realizem a prova de vida presencial. Mas será que isso acontece? Veja o que diz o INSS diante dessa dúvida que aflige milhões de brasileiros que dependem do dinheiro da autarquia para sobreviver.

Foto: Agência Brasil

Quem não fizer a prova de vida do INSS pode ter o benefício bloqueado?

Segundo o INSS, não ocorre mais a suspensão do benefício de aposentados, pensionistas e outros beneficiários em razão da falta de prova de vida presencial. Essa medida começou a valer desde fevereiro de 2022. Desde então, o papel de comprovar que o cidadão beneficiário está vivo é do próprio INSS.

No entanto, houve uma corrida por atendimento nas agências da Previdência após muitas pessoas receberem um comunicado enviado pelo aplicativo Meu INSS e rede bancária 2.961.868. Nele, consta que segurados nascidos em janeiro e fevereiro que não tiveram seus dados validados enquanto era feito o cruzamento de informações.

Apesar do susto, é importante destacar que o comunicado estava previsto na rotina do INSS, fato que explica a não confirmação da prova de vida. Porém, os aposentados e pensionistas que receberam o informe não precisam se deslocar às agências do INSS ou ao banco onde recebem o pagamento, pois o próprio INSS fará a busca da comprovação da prova de vida.

O órgão fará um busca ativa, dirigindo-se ao endereço indicado no cadastro informado pelo seguro. Por isso a importância de manter os dados atualizados.

Como se informar sobre a prova de vida do INSS

Os segurados que querem ficar por dentro das informações e atualizações a respeito do INSS podem acessar os seguintes canais do órgão:

  • Twitter: https://twitter.com/INSS_oficial
  • Facebook: https://www.facebook.com/inss.gov
  • YouTube: https://www.youtube.com/@INSSOficial
  • Instagram: https://www.instagram.com/inss_oficial_gov/




Voltar ao topo

Deixe um comentário