Na quinta-feira (25), Dia da Indústria, a Toyota apresentou o Vitz, um modelo pronto para brilhar no mercado brasileiro. Só tem um detalhe: o Vitz, que é uma versão rebatizada do Suzuki Celerio, foi revelado primeiro na África do Sul.
Leia também: A volta do carro popular? Governo anuncia medidas para baratear veículos em até 10,79%
Trata-se de um hatch compacto ligeiramente maior que o Fiat Mobi e o Renault Kwid, que são os principais representantes do segmento atualmente no mercado brasileiro. O carro japonês possui 3,69 metros de comprimento, 1,65 metro de largura e 2,43 metros de entre-eixos.
Em termos de motorização, o Vitz tem um desempenho inferior aos concorrentes, já que conta com um motor a gasolina de 3 cilindros e 1.0 litro, gerando 67cv de potência e 9 kgf/m de torque, além de uma transmissão manual de 5 velocidades. No site local da Toyota, há também outras duas opções de configuração, uma delas com transmissão automática.
Menos potente, Toyota Vitz ganha no preço
O grande diferencial do Vitz está no preço. Enquanto os hatches compactos da Fiat e da Renault se aproximam dos R$ 70 mil, o Toyota Vitz é vendido na África do Sul a partir de US$ 9,9 mil, o que equivale a cerca de R$ 49,2 mil. Esse valor está abaixo da faixa defendida pelo presidente Lula para os carros populares.
E já existe a expectativa de que o Toyota Vitz seja lançado no Brasil para intensificar a competição no segmento dos carros populares. O modelo está em sua quarta geração no exterior, mas ainda não chegou ao mercado brasileiro, ausência que pode acabar em breve.
Segundo a Toyota, apesar de ser um carro de entrada, o Vitz oferece um pacote de acessórios interessante, incluindo uma central multimídia compatível com o Apple CarPlay, airbags e sensor de estacionamento traseiro. Além disso, é destacada a sua eficiência na economia de combustível. Seria o carro perfeito para o Brasil?