Para você, quais são as principais rivalidades do mundo dos negócios? Talvez seja pensado nomes como Nike x Adidas, Pepsi x Coca-Cola, entre outras. Porém, uma delas, no que diz respeito ao fast-food, não poderia faltar: Burger King e McDonald’s e suas respectivas campanhas.
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Uma campanha recente do Burger King alfinetou o mascote do rival, o Ronald McDonald. Na ocasião, aparece somente partes de sua vestimenta, enquanto ele espera sentado dentro do Burger King. Vejamos então algumas situações que essa ‘treta’ se estendeu.
Quais foram as campanhas do Burger King que alfinetavam o McDonald’s?
Provocação por meio das redes sociais
Através do twitter do Burger King, a empresa fez um retweet com comentários em uma publicação do McDonald’s. Na situação, a concorrente estava divulgando o seu produto Picanha Cheddar Bacon. Como resposta, o BK provocou dizendo: “Em dias de eclipse coisas estranhas acontecem. Até mesmo o hambúrguer na chapa aparece com marca de grelha.”
A publicação que ocorreu em 2019 conta com quase 70 mil curtidas. Os usuários gostaram da provocação.
“Whopper Detour”
A campanha envolvia a venda de Whoopers da rede custando um centavo pelo aplicativo da empresa, porém, só era possível com uma única condição: o pedido tinha que ser feito há poucos metros de um McDonald’s.
Como resultado, foi um grande sucesso e fez com que o aplicativo da empresa ganhasse diversos downloads.
Campanha “Burn that Ad”
A campanha ocorreu aqui no Brasil. Através de uma experiência de realidade aumentada, os clientes do BK podiam usar o seu aplicativo do Burger King para, como o nome aponta, “queimar” um anúncio do McDonald’s virtualmente. Pelo fato do McDonald’s investir mais em mídia do que o Burger King no Brasil, era mais fácil de encontrar os seus anúncios e então, “queimar”.
Mediante um banco de dados dinâmico conectado ao aplicativo, eles reconheciam outdoor, cartazes, banners, anúncios digitais, entre outros. Depois de figurativamente incendiados, cada anúncio rendia um cupom Whopper grátis.
“Moldy Whopper”
A campanha foi lançada em parceria com agências de publicidade no ano de 2020. O seu objetivo era de mostrar o seu compromisso no oferecimento de hambúrgueres sem conservantes artificiais por meio de fotos e vídeos que mostravam o Whopper apodrecendo e ficando mofado rapidamente.