scorecardresearch ghost pixel



Triste! Cartão postal do Brasil entra no ranking das cidades menos amigáveis

Resultados de pesquisa surpreenderam. Entre os 53 destinos globais avaliados, cidade brasileira não teve colocação positiva.



Ah, como é bom desfrutar de férias, momentos de descanso e se encantar com paisagens deslumbrantes e culturas vibrantes, não é mesmo? Viajar nos permite mergulhar em experiências únicas, conhecer lugares incríveis e criar memórias que durarão para sempre. Mas, e se, por acaso, a cidade que escolhemos visitar não corresponder às nossas expectativas de receptividade e hospitalidade?

Leia mais: Férias na Tailândia: Saiba como concorrer a uma viagem como tudo pago!

Recentemente, a Preply, uma plataforma ucraniana de aprendizado de idiomas, resolveu se aventurar nessa questão intrigante e trouxe à tona um ranking para lá de curioso: o índice das cidades menos amigáveis do mundo. Isso mesmo, aquelas que parecem piscar o olho de forma um tanto desafiadora para os turistas.

Imagine só: você chega cheio de empolgação, com a expectativa de ser bem recebido e acolhido, mas se depara com uma atmosfera fria, indiferente e até mesmo hostil. É uma situação desanimadora, concorda?

A pesquisa, divulgada em abril, levou em consideração seis critérios para calcular o tal “índice de espírito comunitário”:

  • Taxa de retorno de visitantes;
  • Acomodações amigáveis;
  • Respeito da comunidade;
  • Aceitação da diversidade;
  • Felicidade;
  • Facilidade de comunicação.

Parece justo, afinal, esses fatores são essenciais para criar um ambiente acolhedor e receptivo aos visitantes. No entanto, os resultados nos surpreenderam. Entre os 53 destinos globais avaliados, algumas cidades brasileiras não tiveram uma colocação tão positiva.

O Rio de Janeiro, famoso cartão-postal do Brasil, teve uma pontuação baixa, juntamente com Délhi e Mumbai, na Índia. Mas o que teria levado a essa falta de amabilidade? Aparentemente, a infraestrutura de acomodações e a sensação de segurança foram os pontos fracos dessas cidades.

Cidades mais amigáveis são de países de língua inglesa

Por outro lado, é interessante observar que a cidade de Toronto, no Canadá, brilhou no topo do ranking, sendo considerada a mais acolhedora. Curiosamente, oito das dez cidades mais amigáveis eram de países de língua inglesa. Será que a fluência no idioma de Shakespeare é um fator decisivo para garantir a simpatia e receptividade dos habitantes locais?

Contudo, é importante analisar esses resultados com uma dose de cautela. O estudo tem sido alvo de críticas e questionamentos válidos. Será que os critérios utilizados realmente captam a verdadeira essência da amabilidade de uma cidade ou acabam privilegiando aquelas com maior infraestrutura e desenvolvimento econômico?

Além disso, é preciso considerar a diversidade cultural e a barreira linguística que podem existir em alguns destinos. Nem sempre a facilidade de comunicação em inglês é um reflexo fiel da hospitalidade de um lugar. Há localidades com experiências culturais ricas e encantadoras, mesmo que a comunicação seja um pouco mais desafiadora.

E o que dizer da representatividade global na lista? Será que estamos valorizando apenas os destinos tradicionais e europeus, deixando de lado outras preciosidades espalhadas pelo mundo?

Diante desses questionamentos, é fundamental repensarmos os critérios utilizados para avaliar a amigabilidade de uma cidade. É necessário adotar uma abordagem mais ampla e inclusiva, que leva em conta a diversidade cultural, social e econômica de cada lugar.

No fim das contas, até mesmo uma piscadela atravessada pode esconder um convite peculiar e encantador para explorarmos o que há de melhor em um lugar. Portanto, vamos abraçar a diversidade, celebrar as diferenças e aproveitar cada viagem como uma oportunidade única de enriquecimento pessoal.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário