scorecardresearch ghost pixel



Você até pode gostar, mas os pets odeiam quando os tutores fazem ISSO

Descubra algumas das atitudes que podem irritar e até prejudicar o animal de estimação quando são feitas pelos tutores.



Os pets não são brinquedos, mas sim seres vivos que demandam cuidados específicos e que não gostam de tudo o que seus tutores costumam fazer. Por mais que a intenção seja boa, existem alguns carinhos e atitudes que podem fazer mal e irritar os animais.

Veja também: Animais de estimação podem fazer bem para a saúde, diz ciência

Confira alguns exemplos de coisas que você pode gostar, mas os pets odeiam quando elas são feitas no dia a dia:

1 – Cheiros fortes e roupas

O olfato dos animais, como os cachorros, é bem mais sensível do que os dos seres humanos. Algumas raças podem ter 100 mil vezes mais capacidade de sentir odores. Por isso, utilizar perfumes e produtos aromatizados neles não é uma boa ideia.

Os pets também não gostam de colocar roupas, embora alguns precisem se aquecer mais em dias frios. Ainda assim, tente dosar esse tipo de situação.

2 – Falta de passeio e solidão

Os pets são animais sociáveis e gostam da companhia dos tutores. Além disso, eles precisam de atividade física, especialmente os cães de raças grandes. Por isso, passear com seu animal de estimação é uma prática importante para manter a saúde dele em dia. Inclusive, não apenas a saúde física, mas também mental.

3 – Pets odeiam brigas e falas raivosas

Você pode não acreditar, mas diversas pesquisas já mostraram que os pets sabem quando os tutores estão bravos e quando estão brigando com eles. Da mesma forma que nas pessoas, as falas raivosas e xingamentos despertam sintomas de ansiedade e medo nos animais. Por isso, pense duas vezes antes de dar uma bronca sem sentido ou descarregar sua raiva no seu companheiro de quatro patas.

4 – Pets não gostam tanto assim de abraços

Gestos invasivos, como abraços, beijos excessivos e colo demais podem incomodar profundamente os pets. Eles não gostam de ser retirados do chão ou que você os jogue no ar e abrace de forma desmedida. Muitos podem se sentir com medo em situações de extremo estresse.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário