scorecardresearch ghost pixel



5 mentiras que os brasileiros amam colocar no currículo, mas recrutadores já sabem

Entenda como as histórias fictícias contadas nos currículos podem impactar negativamente sua trajetória profissional.



Você sabia que muitas pessoas acabam dando aquela “incrementada” no currículo na hora de buscar um emprego? Pois é, uma pesquisa recente da DNA Outplacement revelou que 75% dos brasileiros acabam inventando formações e experiências para impressionar os recrutadores. E não para por aí! Quase metade desses currículos falsificados também contém informações mentirosas sobre salários.

Leia mais: As 5 dicas valiosas que Bill Gates gostaria ter recebido no início da carreira

Agora você deve estar se perguntando: por que será que essa prática é tão comum? Uma das hipóteses é que muitos acreditam que é preciso turbinar o currículo para aumentar as chances de conseguir uma vaga. Só que temos um pequeno detalhe: se uma empresa pede certos requisitos, é porque eles são realmente relevantes para o trabalho. Ou seja, as habilidades técnicas importam.

Mas não se preocupe, porque nesse mundo profissional existem outras coisas que também são levadas em consideração além da formação e da experiência. Postura, habilidade de comunicação, ambições e motivações são características que pesam na balança na hora da seleção. E acredite, admitir que não tem uma habilidade específica não é um problema. Às vezes, o que importa mesmo é ter outras competências que são mais relevantes para a empresa.

Outro ponto importante a saber é que muitas empresas oferecem oportunidades para o primeiro emprego ou programas de mentoria interna, com o objetivo de desenvolver os profissionais contratados. Ou seja, não é preciso ter medo de não se encaixar perfeitamente em todos os requisitos.

Mas olha só, aqui vai um conselho valioso: jamais minta no currículo. Por quê? Porque isso pode colocar tudo a perder. Quando você mente em uma informação, acaba quebrando a confiança dos recrutadores em relação a qualquer outra coisa que você falar. E confiança é algo super importante nesse processo, concorda?

Para você ter uma ideia, a Larissa Gonçalves, gerente de operações da Luandre RH, uma consultoria especializada em Recursos Humanos, lista as cinco mentiras mais comuns contadas pelos candidatos. E é bom ficar esperto para não cair nessa cilada.

5 mentiras mais comuns contadas por candidatos

1. Idiomas: é o famoso “falar inglês fluente”. Muitos acham que isso vai abrir portas, mas pode ser um grande erro. As empresas podem fazer testes orais durante a entrevista ou até exigir o uso do idioma no dia a dia do trabalho.

2. Salários: mentir sobre ganhos anteriores pode parecer tentador para conseguir um salário melhor, mas cuidado! Essa informação pode ser facilmente verificada, e uma mentira pode acabar prejudicando sua reputação.

3. Habilidades e competências: não adianta se passar por expert em algo que você não domina. No processo seletivo, é comum que as competências sejam testadas, então é melhor ser honesto desde o início.

4. Motivos da saída do emprego anterior: não precisa entrar em detalhes, mas não minta sobre a situação. A saída de um emprego pode ter diversos motivos, e a honestidade é sempre valorizada.

5. Cargos anteriores: alterar o nome do cargo anterior pode parecer uma estratégia, mas cuidado para não ser pego desprevenido durante o processo seletivo.

E não custa lembrar: em alguns casos, mentir no currículo pode ser considerado crime. Falsificar um diploma, por exemplo, pode levar à demissão por justa causa. Então, é melhor seguir o caminho da honestidade e conquistar as oportunidades com mérito.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário