scorecardresearch ghost pixel



Afinal, por que Corpus Christi é celebrado às quintas? Poucos imaginam!

Motivo para que data sempre caia numa quinta-feira é influenciada pela Páscoa, um dos momentos mais importantes do calendário católico.



Na próxima quinta-feira, 8 de junho, a população brasileira irá comemorar o Corpus Christi, uma das datas mais significativas que compõe o calendário católico. Celebrada anualmente, o dia é destinado à homenagem ao Sacramento da Eucaristia. Você já se perguntou por que a festa religiosa é sempre comemorada às quintas-feiras?

Leia mais: Vamos emendar? Saiba se Corpus Christi dá direito a feriado prolongado

Essa peculiaridade está relacionada à Páscoa, considerada um ponto importante do cronograma cristão. É graças a este momento do ano que boa parte das outras datas são influenciadas. Entenda melhor ao longo do texto.

Tradição está totalmente relacionada à Páscoa

Para compreender, é importante observar os aspectos históricos dessa tradição, que tem uma conexão intrínseca com a Páscoa, um evento que simboliza a morte e a ressurreição de Cristo. Essa celebração ocorre 60 dias após a Páscoa e imediatamente após o Domingo de Pentecostes, bem como depois da Festa da Santíssima Trindade.

A data é estabelecida considerando o dia em que a Páscoa é realizada. Essa decisão é impulsionada pelo dia de domingo que vem após a primeira lua cheia depois de 21 de março. Após estabelecer esses pontos, são iniciados os cálculos que revelam quando será a terça-feira de Carnaval, que ocorre sempre 47 dias antes. Já o Corpus Christi, por sua vez, acontece exatamente 60 dias depois.

Corpus Christi na quinta-feira

Desse modo, a tradição determina que o evento seja celebrado na quinta-feira imediata após o domingo da Santíssima Trindade, que é o domingo seguinte ao Pentecostes, marcando um período de 50 dias depois da Páscoa.

Em resumo, Pentecostes, Eucaristia e Santíssima Trindade são alguns dos elementos que interferem na escolha do dia da semana, que é considerado fixo, mas ainda passa por variações no calendário ao longo dos anos.

Um dos principais motivos que impulsionam essa escolha está baseado na crença de que foi em uma quinta-feira que ocorreu a Santa Ceia, encontro no qual Jesus Cristo se reuniu com seus doze apóstolos.

Apesar do grande significado que a data carrega, é importante lembrar aos trabalhadores que o dia não é considerado um feriado nacional. Isso significa que apenas algumas cidades adotaram a data como feriado. Desse modo, em outras regiões, o dia é visto como ponto facultativo, logo cabe aos empregadores decidir se haverá cumprimento ou não do expediente, salvo alguns postos de trabalhos essenciais.




Voltar ao topo

Deixe um comentário