Quem enviou a Declaração do Imposto de Renda logo no início do período de prestação de contas à Receita Federal já pode comemorar. Isso porque, a data de liberação do segundo lote da restituição já foi anunciada: 30 de junho.
Leia mais: Perdeu o prazo de envio da declaração do Imposto de Renda 2023? Saiba o que fazer
Por isso, a partir do dia 23, os contribuintes já poderão realizar consulta para descobrir se serão contemplados nesta remessa. Vale lembrar que, neste ano, a restituição do Imposto de Renda Pessoa Física ocorrerá em cinco lotes. O pagamento do primeiro deles ocorreu no final do último mês.
Calendário de Restituições
Em suma, segundo a Receita Federal, os cinco lotes de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física estarão disponíveis para consulta e saques nas seguintes datas:
- 1º lote: consulta a partir de 24/5. Saques a partir de 31/5
- 2º lote: consulta a partir de 23/6. Saques a partir de 30/6
- 3º lote: consulta a partir de 24/7. Saques a partir de 31/7
- 4º lote: consulta a partir de 24/8. Saques a partir de 31/8
- 5º lote: consulta a partir de 22/9. Saques a partir de 29/9
Restituição
Vale lembrar que a liberação da restituição, assim como a movimentação dos valores ocorre na conta bancária ou Pix informados pelo contribuinte na declaração. Contudo, caso a restituição esteja prevista para o período e, ainda assim, não ocorrer o depósito do crédito, o contribuinte pode entrar em contato com a Receita Federal a partir dos seguintes contatos:
- Site: www.bb.com.br/irpf
- Telefones: 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (outras localidades) e 0800-729-0088 (número exclusivo para deficientes auditivos).
Já conferiu o status da sua declaração?
No site da Receita Federal, existem diferentes status relacionados à declaração do Imposto de Renda. Esses status indicam o andamento e a situação da declaração perante o órgão fiscal. A seguir, estão alguns dos principais status que podem ser encontrados:
Em Processamento: significa que a declaração foi recebida pela Receita Federal e está em processo de análise. Nessa fase, os dados fornecidos estão sendo verificados e confrontados com as informações disponíveis no sistema do órgão.
Processada: quando a declaração é processada, significa que a análise dos dados foi concluída, e não foram identificados problemas ou pendências. Nesse caso, o contribuinte pode verificar se houve a restituição do imposto ou se há imposto a pagar.
Em Fila de Restituição: esse status indica que a declaração foi processada, e o contribuinte tem direito à restituição do Imposto de Renda. No entanto, o valor ainda está em fila de pagamento e será liberado nas datas estabelecidas pela Receita Federal.
Retida em Malha Fiscal: quando a declaração é retida em malha fiscal, significa que foram identificadas inconsistências ou indícios de irregularidades nos dados fornecidos. Nesse caso, o contribuinte deve regularizar a situação, enviando documentos e informações complementares para comprovar a veracidade das informações prestadas.
Em Análise: a declaração está em análise mais detalhada pela Receita Federal. Pode ser solicitado ao contribuinte o envio de documentos ou esclarecimentos adicionais para fins de verificação e validação das informações declaradas.
Pendente de Regularização: indica que foram encontradas pendências na declaração do contribuinte, e é necessário realizar correções ou fornecer informações complementares para regularizar a situação perante a Receita Federal.