Se você está enfrentando problemas com o seu fone, não se preocupe! Nem todos os contratempos exigem assistência técnica especializada. Alguns imprevistos muito comuns podem ser resolvidos por você mesmo e na sua casa. Sendo assim, aprenda a consertar o fone de ouvido para economizar o seu suado dinheirinho.
Leia mais: Dividir o fone de ouvido pode ser perigoso? Entenda
Como consertar um fone de ouvido?
- Não liga
Um dos problemas mais comuns é quando o fone sem fio não liga. Isso geralmente está relacionado à carga da bateria. Recomenda-se deixar o fone no carregador por um período prolongado e verificar se ele volta a funcionar normalmente. Já em fones de ouvido com fio, é importante verificar se o problema não está no cabo. Desconecte e conecte o fio mais de uma vez ao dispositivo para garantir uma conexão adequada. Caso haja chiados ou se o smartphone não reconhecer o acessório, pode ser necessário substituir o cabo.
- Com chiado ou sem funcionar
Às vezes, os fones dão defeito e apresentam chiados ou simplesmente param de funcionar. Verifique se não há sujeira na porta de entrada que liga o fone ao celular. Além disso, certifique-se de que o fio não está danificado. Se necessário, troque o fone por um novo.
Em alguns casos, ele pode não ser reconhecido pelo dispositivo. Verifique a compatibilidade entre o fone e o celular ou computador. Se forem compatíveis, desligue e ligue novamente o acessório para verificar se o problema persiste. Certifique-se de que não haja outros dispositivos conectados que estejam interferindo no pareamento.
- Conectado, mas sem reproduzir áudio
Você já conectou o fone de ouvido ao celular, mas não ouviu nenhum som? Antes de entrar em pânico, verifique o ajuste de volume do dispositivo. Pode ser que o áudio esteja configurado para um volume baixo ou mesmo no mudo.
Caso o problema persista, entre mesmo em contato com a assistência técnica.