scorecardresearch ghost pixel



Alerta de neblina no feriadão: veja dicas para dirigir com segurança

Confira dicas para ter uma viagem tranquila, mesmo em trechos afetados pela neblina e que atrapalham a visibilidade do motorista.



Trechos com neblina são bem comuns nas estradas brasileiras. Apesar de ser um fenômeno atmosférico comum, dirigir nessas condições é, sem dúvida, um grande desafio. Isso porque, a neblina interfere na visibilidade da pista e, assim, é necessário redobrar a atenção para garantir uma condução segura.

Leia mais: Na estrada durante o Corpus Christi? Se atente à lei do farol e evite multa

Neste feriadão de Corpus Christi, diversas cidades, como a região de Marília, no estado de São Paulo, têm alerta de neblina. Então, para que você não precise interromper a sua viagem, separamos algumas dicas que facilitam a direção efetiva e segura.

Faróis de neblina

Alguns modelos de automóveis vêm equipados com faróis de neblina. O acessório tem como foco justamente o auxílio do motorista para dirigir com segurança em casos de névoa na pista. O simples fato de ligá-lo já irá melhorar questões ligadas à visibilidade da estrada.

Faróis de condução

Apesar de mais comuns em modelos mais novos, nem sempre os carros são equipados com faróis de neblina. Nesses casos, o ideal é usar os faróis de condução auxiliar. Para isso, uso faróis baixos. Caso contrário, a luz forte reflete nas gotículas de ar úmido, piorando a visibilidade dos motoristas.

Pisca alerta

Esse item não deve ser usado em caso de neblina, uma vez que ele não ajuda a melhorar a visibilidade. Pelo contrário: o pisca alerta pode confundir o motorista que estiver atrás. Isso porque, com a visibilidade reduzida, será difícil identificar se o veículo irá virar ou se está parado no meio da pista.

Distância de segurança

Mantenha uma distância segura do automóvel à frente. Essa simples ação pode evitar a colisão em caso, por exemplo, de uma freada brusca.

Limpadores de para-brisa e desembaçadores

É normal que a neblina cause embaçamento do para-brisa, dificultando a visibilidade. O ideal é se certificar de que os limpadores estejam funcionando, assim como ligar o ar condicionado. Na prática, ele ajuda a desembaçar os vidros.

Ultrapassagens

Com a baixa visibilidade por conta da neblina, o cuidado com ultrapassagens deve ser redobrado. Portanto, evite ultrapassagens intensas e opte por trechos com melhor visibilidade para realizar a manobra com segurança.

Sinais sonoros

Em casos de baixa visibilidade, os sinais sonoros são ainda mais importantes para a garantia da segurança no trânsito. Em suma, se atente a buzinas, motor, sons de colisão e até mesmo sirenes de veículos de emergência. Tal ação pode evitar acidentes, uma vez que o motorista estará mais atento a possíveis situações de insegurança.

Evite distrações

Por fim, todo o cenário de neblina pode ser bem estressante ao motorista, uma vez que exige uma atenção redobrada. Portanto, mantenha a calma, evite distrações dentro do veículo e tenha o foco total na direção.




Voltar ao topo

Deixe um comentário