Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) contam com um benefício bastante conhecido dos trabalhadores formais: o 13º salário. Esse pagamento é um direito anual desses milhões de brasileiros, que normalmente utilizam as parcelas para reforçar sua renda.
Leia mais: Tire o cavalinho da chuva! Revenda de carros populares do governo tem ‘pegadinha’
Em ambos os casos, os depósitos do benefício são feitos em duas parcelas anuais, cada uma correspondente à metade do valor. Esse crédito normalmente ocorre no segundo semestre, mais próximo ao fim do ano, mas isso não ocorrerá em 2023.
Histórico da antecipação
O primeiro adiantamento do 13º salário ocorreu em 2020, durante o governo Bolsonaro, quando a equipe econômica resolveu realizar os pagamentos entre abril e junho. Já em 2021, os depósitos foram feitos um mês mais tarde, entre maio e julho.
A ideia, segundo a gestão, era estimular a economia prejudicada pela pandemia de Covid-19. Dessa forma, a medida se repetiu entre maio e junho de 2022.
Agora, em 2023, o governo Lula decidiu seguir o padrão adotado pela administração anterior e também antecipar a liberação da gratificação natalina. Como de costume, os repasses estão sendo realizados em duas etapas.
Calendário do 13º salário do INSS
O benefício será pago aos beneficiários quer recebem aposentadoria (qualquer tipo), auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, pensão por morte ou auxílio-reclusão do INSS. Os depósitos da primeira parcela começaram no dia 25 de maio e seguiram até 7 de junho.
Já a segunda parcela será paga entre os dias 26 de junho e 7 de julho, com base no final do número de benefício (NB) do segurado. Confira o calendário completo:
Para quem ganha um salário mínimo
- Número de benefício com final 1: 26 de junho;
- Número de benefício com final 2: 27 de junho;
- Número de benefício com final 3: 28 de junho;
- Número de benefício com final 4: 29 de junho;
- Número de benefício com final 5: 30 de junho;
- Número de benefício com final 6: 3 de julho;
- Número de benefício com final 7: 4 de julho;
- Número de benefício com final 8: 5 de julho;
- Número de benefício com final 9: 6 de julho;
- Número de benefício com final 0: 7 de julho.
Para quem ganha mais de um salário mínimo
- Número de benefício com final 1 ou 6: 3 de julho;
- Número de benefício com final 2 ou 7: 4 de julho;
- Número de benefício com final 3 ou 8: 5 de julho;
- Número de benefício com final 4 ou 9: 6 de julho;
- Número de benefício com final 5 ou 0: 7 de julho.