Muitas pessoas têm o hábito de dormir com o celular ao lado da cama, o que se tornou uma prática comum nos dias de hoje. Essa dependência em relação à tecnologia costuma levar a consequências negativas a longo prazo. Desse modo, causa um desgaste na saúde física e mental, além de riscos de acidentes graves, que não devem ser ignorados.
Veja também: Bateria do celular: 5 sinais gritantes de que está na hora de procurar assistência
Entenda por que dormir com o celular do lado não é uma boa ideia
1. Pode causar insônia
A luz azul emitida pelos celulares interfere no ritmo circadiano do corpo, suprimindo a produção de melatonina, o hormônio responsável pelo sono. Isso compromete a qualidade do descanso, que em quadros avançados, revelam insônia.
2. Aumenta o risco de explosões
Dormir com o celular ao lado pode aumentar o risco de explosões de bateria, especialmente se o aparelho estiver sendo carregado durante a noite. Há casos de morte relacionados a esse descuido, resultante do superaquecimento dos componentes eletrônicos.
3. Promove uma sensação de cansaço
A presença constante do celular durante a noite promove interrupções no sono, seja devido a notificações, chamadas ou a tentação de checar o aparelho. Portanto, esses estímulos são responsáveis pela falta de energia que você sente durante o dia, prejudicando a realização de tarefas básicas.
4. Afeta a saúde dos olhos
O tempo prolongado de exposição à tela do celular, especialmente em um ambiente escuro, pode causar fadiga ocular, irritação, visão embaçada e outros problemas. Dormir com o celular ao lado aumenta a probabilidade fotofobia, quando os olhos lacrimejam só ficarem expostos em ambientes claros.
Agora que você já sabe os fatores prejudiciais de permanecer usando o celular na hora de dormir, comece a cuidar da sua saúde. Descansar sem interrupção garante que o seu foco e concentração estejam calibrados para um dia cheio de trabalho, estudos e atividade física.