scorecardresearch ghost pixel



Banco Central revela planos para o Pix Automático, Internacional e mais recursos

O tão aguardado Pix Automático deve virar realidade em breve. Veja essa e outras novidades anunciadas pelo BC.



O Banco Central anunciou esta semana que está trabalhando no desenvolvimento de novos recursos para o Pix, que serão lançados nos próximos meses. Entre as novidades estão o Pix Automático, o Pix Internacional e suporte em marketplaces, ampliando o número de lojas que aceitam essa forma de pagamento.

Leia também: Clientes de bancos podem ter o PIX BLOQUEADO por dias; entenda o motivo

Carlos Brandt, executivo do Banco Central responsável pela operação do Pix, revelou essas informações durante o evento Criptorama Brasília 2023, realizado na capital federal.

Ele destacou que o objetivo é expandir o uso do Pix para outros casos de pagamento, tornando-o mais abrangente tanto para pessoas físicas quanto jurídicas.

Pix Automático deve trazer pagamentos recorrentes

Com a chegada do Pix Automático, os usuários poderão programar pagamentos recorrentes, facilitando o uso do sistema e evitando esquecimentos, assim como já ocorre com as transações convencionais, como TED e DOC. Além disso, o Banco Central está trabalhando na modalidade “Pix Internacional”, que busca tornar mais acessíveis as transferências para o exterior.

Em maio deste ano, o Pix registrou mais de 124 milhões de transações, movimentando mais de R$ 68 milhões em um único dia. No entanto, o recorde de transferências foi batido no último dia 6 de junho, com 124,7 milhões de “pix feitos” no Brasil.

O recorde de junho impressionou por ter ocorrido sem estar próximo de datas comemorativas, que costumam impulsionar o uso do sistema. Geralmente, nos arredores do quinto dia útil do mês, quando os salários são depositados e as contas vencem, o número de transações costuma ser elevado.

No mês de maio, quando foi atingido o recorde anterior, o Dia das Mães estava se aproximando e coincidia com o quinto dia útil. A combinação entre o recebimento dos salários e a compra de presentes impulsionou o Pix a registrar mais de 124 milhões de transações. No entanto, sem uma data comemorativa próxima, apenas um feriado prolongado, o novo recorde impressiona ainda mais.

Agora, desempenho rápido em superar o recorde anterior em pouco mais de um mês aumenta as expectativas para o mês de agosto, com o Dia dos Pais.




Voltar ao topo

Deixe um comentário