Você sabia? Brasil e outros países detêm as árvores mais ANTIGAS do mundo

Descubra quais são as árvores mais velhas do mundo.



Os estudiosos procuram formas de datar alguns objetos e acontecimentos para catalogar tudo de forma cronológica. Uma das maneiras de realizar essa contagem é por meio da dendrocronologia. Esse é um método científico para determinar a idade das árvores de um determinado local. Descubra quais são as árvores mais velhas do mundo!

Leia mais: Mistério revelado! POR QUE existem árvores pintadas de branco?

A técnica chamada de dendrocronologia é utilizada há algum tempo pelos pesquisadores. Claro, há alguns problemas relacionados a ela, como a morte de algumas espécies de plantas. Isso acontece, infelizmente, devido à necessidade de avaliar de forma mais profunda os anéis no tronco.

Como essas árvores crescem tanto?

Com o passar dos anos e conforme a planta cresce, as estações deixam algumas marcas. Nos períodos mais frios, a madeira fica clara. Nos dias quentes, ela fica escura. Assim, estima-se o tempo em que aquela planta está em desenvolvimento. Para evitar a morte dela, é utilizado um tipo de broca para alcançar as suas partes mais profundas.

Dito isso, a seguir, nós apresentaremos algumas das árvores mais antigas já localizadas no mundo.

  • Sarv-e Abarqu, no Irã

Embora não seja um cálculo exato, a cipreste na província de Yazd, com 4 mil anos, pode ser considerada o “ser vivo” mais antigo de toda a Ásia. Imagine só!

Árvores mais velhas do mundo.
“Foto: Canva Pro.”
  • Gran Abuelo, no Chile

Descoberta em 2002, a espécie cipreste-da-patagônia (Fitzroya cupressoides) obteve um estudo referente a 40% do seu interior. Ele avaliou que a mesma tem até 2.400 anos.

Árvores mais velhas do mundo.
“Foto: Canva Pro.”
  • Matusalém, nos Estados Unidos

Localizada na Califórnia, na Grande Bacia do Nevada, esse pinheiro (Pinus longaeva) foi considerado um dos mais antigos por muito tempo, graças aos seus 4.853 anos.

Árvores mais velhas do mundo.
“Foto: Canva Pro.”
  • Patriarca da Floresta, no Brasil

Próximo à capital de São Paulo, esse jequitibá-rosa (Cariniana legalis), localizado em Santa Rita do Passa Quatro, tem cerca de 600 a 900 anos. É muita coisa, não é?

Árvores mais velhas do mundo.
“Foto: Canva Pro.”
  • Llangernyw Yew, no Reino Unido

A árvore do País de Gales, conhecida como teixo (Taxus baccata), tem 4 mil anos e foi plantada na Idade do Bronze. Ela foi catalogada como uma das grandes árvores britânicas pelo Tree Council.

Árvores mais velhas do mundo.
“Foto: Canva Pro.”




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário