Uma resolução do Banco Central foi o centro das discussões nas redes sociais na última semana e trouxe um grande benefício para centenas de clientes dos bancos do país. Após conhecerem seus direitos, esses consumidores solicitaram a devolução de tarifas bancárias cobradas indevidamente.
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O assunto começou a ganhar forma quando a influenciadora de finanças e administradora Nathália Rodrigues, conhecida como Nath Finanças, divulgou as informações em seu perfil. Desde então, ela vem fazendo postagens com o passo a passo para garantir o reembolso.
A resolução 3.919 do BC prevê o direito do cliente a uma conta bancária gratuita com serviços básicos, mas muitas instituições não informam seus usuários sobre a possibilidade. Assim, muita gente acaba pagando anos e anos por serviços que não utiliza.
Quando o banco não informa o cliente sobre a conta corrente ou poupança com o pacote mínimo de serviços gratuitos, ele tem direito à mudança e ao estorno dos valores pagos indevidamente.
Vale destacar que as contas com serviços essenciais permitem a realização de um número limitado de operações, como saques, extratos, transferências e outros. Após ultrapassado esse limite, a instituição pode cobrar tarifas e taxas.
Como pedir o reembolso
O Banco Central aconselha o cliente que foi cobrado por tarifas indevidas a solicitar a devolução diretamente ao banco. O pedido pode ser feito por meio do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) e/ou na Ouvidoria da empresa.
Caso a situação não seja resolvida, o usuário pode registrar uma reclamação no Procon ou no portal consumidor.gov.br, informando o número de protocolo da solicitação anterior ao banco. Também é possível abrir uma queixa no site do Banco Central.
Estornos impressionantes
Nas respostas ao primeiro post de Nath Finanças no Twitter, alguns usuários relatam que conseguiram estornos de até R$ 2 mil por mensalidades que chegavam a R$ 50. Veja alguns comentários:
O dia que a @nathfinancas fez eu receber de volta qse 1300 do banco 🥹 https://t.co/KVFtpTf6d1 pic.twitter.com/d7mw3cA8fZ
— Procrastinadora e descabelada (@Sa_Kuroda) June 15, 2023
Nath, fiz o Itaú me devolver o que roubou de mim dizendo que era “adiantamento depositante”, sendo que nunca contratei esse serviço! Vou aproveitar e assinar o Nath Play com esse dindin 🙂
Obrigada! pic.twitter.com/J5z8BJv77f— kavila (@kavila02) June 15, 2023
@nathfinancas obrigado pela dica. O @bancosantander devolveu apenas 4 parcelas e ainda disse que tava fazendo favor. Vou reclamar no Bacen e pedir mais👀 pic.twitter.com/NPwMAlOj4b
— joaolucass (@joaolucass) June 15, 2023