Com certeza depois de comprar alguma coisa na rua você ouviu a pergunta: “CPF na nota?”. Na maioria das vezes, os consumidores apenas negam a inclusão do número no documento fiscal para ganhar mais tempo e continuar com seus afazeres do dia a dia.
Leia mais: Quem revender carro comprado com desconto antes do prazo será punido
Mas saiba que essa pode ser uma péssima decisão. Incluir o CPF na nota fiscal das compras pode trazer diversas vantagens, dependendo do estado onde o cliente mora e, às vezes, de sua sorte.
Muitos locais oferecem benefícios como sorteios de prêmios em dinheiro, cashback e descontos em tributos como IPVA e IPTU. Para o governo, a campanha ajuda a combater a sonegação e a controlar a tributação fiscal do comércio.
Sistema de premiação
Uma série de estados brasileiros possuem programas de vantagens para quem inclui o CPF na nota, como: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Maranhão, Alagoas, Amazonas, Ceará, Goiás Sergipe, Rondônia, Rio Grande do Norte, Paraná e até o Distrito Federal. Esses são apenas alguns exemplos.
Cada local tem suas regras próprias, mas, em geral, basta informar o documento no momento da transação e criar um cadastro em um site ou aplicativo para acompanhar os benefícios.
Em São Paulo e no Paraná, o consumidor ganha cashback, ou seja, parte do dinheiro gasto volta para ele. Além disso, os moradores podem usar o crédito para abater no IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores). Em outros locais, o desconto é no IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).
Os dois estados também realizam sorteios periódicos de prêmios em dinheiro para os participantes. O resultado pode ser consultado nos sites Nota Fiscal Paulista e Nota Paraná.
Não fique de fora
Agora que você conheceu as vantagens de inserir o CPF na nota fiscal, procure saber se a iniciativa também existe no seu estado. Busque pelo programa de benefícios na internet, confira as regras e não deixe de aproveitar os descontos e prêmios.