A montadora chinesa BYD registrou no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) o design do Seagull, seu menor carro elétrico, o qual pode ser lançado em breve no Brasil e causar impacto no segmento. Isso porque se trata de um compacto de R$ 50 mil, ao menos fora do país, o que cria a expectativa de que seu preço seja competitivo também por aqui.
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O veículo foi lançado na China este ano, com preços variando entre R$ 50.110 e R$ 61.000 na conversão direta. A BYD já confirmou a importação do SUV elétrico de 1.000 cv para o Brasil e, com o registro do subcompacto, pode ampliar sua linha nacional.
Com um design caracterizado por linhas retas e ângulos marcantes, o subcompacto possui 3,78 metros de comprimento, 1,71 metros de largura e 2,5 metros de distância entre-eixos, dimensões um pouco maiores que as do Renault Kwid E-Tech e do JAC E-JS1. Atualmente, o Kwid elétrico é vendido por R$ 149.990, enquanto o JAC custa R$ 145.900.
Conheça o Seagull, compacto de R$ 50 mil da BYD
O Seagull é o modelo elétrico mais acessível da marca na China e deve ocupar uma posição semelhante no Brasil. No entanto, considerando os impostos de importação, espera-se que o veículo seja oferecido por cerca de R$ 150.000 ou talvez um pouco mais no Brasil.
A oferta de equipamentos pode elevar ainda mais o preço do veículo, que inclui airbags laterais, controle de estabilidade e até mesmo assistente de estacionamento. As versões topo de linha na China ainda possuem controle de cruzeiro adaptativo, frenagem de emergência, reconhecimento de sinais de trânsito e alerta de saída de faixa.
Seus concorrentes no Brasil oferecem apenas controle de estabilidade e sensor de estacionamento, sendo que o JAC E-JS1 possui apenas dois airbags, enquanto o Kwid já oferece airbags frontais e laterais.
A cabine será semelhante à vista no Yuan Plus, já que ambos compartilham a mesma plataforma e fazem parte da mesma família. Os modelos possuem o mesmo volante e um painel com uma tela de 7 polegadas para as informações principais e outra de 11 polegadas para o sistema multimídia, que pode ser posicionada tanto na vertical quanto na horizontal.
O compacto é equipado com um motor elétrico capaz de produzir 55 kW (74 cv) de potência e 13,7 kgfm de torque. As baterias possuem capacidade de 30 ou 38,8 kWh, proporcionando autonomia de 305 km a 405 km. Vale ressaltar que esses números são baseados no padrão de medição chinês, que tende a ser otimista, e considerando o novo padrão de medição do Inmetro, esses valores devem ser menores no Brasil.
Para efeito de comparação, o Kwid E-Tech possui apenas 65 cv de potência, e suas baterias de 26,8 kWh oferecem uma autonomia de até 185 km no ciclo PBEV do Inmetro.
É possível que o Seagull seja o principal lançamento da marca para 2024, uma vez que até o momento o veículo não foi flagrado em testes no Brasil.