Ciência explica: afinal, por que os mais velhos sempre acordam mais cedo?

Acordar mais cedo com o passar do tempo é um hábito comum e pode ser explicado cientificamente.



O avanço da idade traz consigo muitas modificações na vida e na rotina dos indivíduos. Entre elas, está a alteração no sono. Não é à toa que é tão comum que as pessoas idosas passem a acordar naturalmente mais cedo. De acordo com a ciência, as razões para isso podem ser diversas, contudo os pesquisadores já foram capazes de encontrar algumas.

Leia mais: Não dorme o suficiente? Está sempre cansado? ESTA é a quantidade de sono ideal

Aumento da idade e queda do sono

Mudanças hormonais

O envelhecimento é um processo natural do corpo e ele está associado a uma série de mudanças nos sistemas humanos. Inclusive, às mudanças hormonais, como uma redução significativa na produção de melatonina, que é conhecido como hormônio do sono.

Esse hormônio produzido pela glândula pineal é o maior regulador da qualidade e do tempo de sono. A sua importância e relação com o “dormir” é tão comprovada, que ele é utilizado como suplemento para estimular o sono.

Mudanças nos ritmos circadianos

Em um cérebro mais envelhecido, no caso de pessoas idosas, é normal que a capacidade de reconhecer estímulos e de emitir respostas se diminua, ou seja, com o passar dos anos, o cérebro se torna menos responsivo e mantém uma menor capacidade de perceber os sinais do tempo.

Isso leva a alterações nos ritmos circadianos e no processamento de certas informações que são determinantes, como a hora de acordar, quando dá vontade de ir ao banheiro, entre outras coisas.

Alterações nos hábitos de vida

Os fatores sociais também têm grande influência na mudança no ritmo do sono, já que a idade mais avançada é comumente caracterizada como uma época de ritmo mais lento e aposentadoria, que levam a mudanças nos horários de dormir e acordar.

Além disso, as condições de saúde comumente associadas ao envelhecimento, como diabete, problemas cardíacos, entre outros, interferem no sono. Por fim, independentemente da idade de uma pessoa, a necessidade de uma quantidade adequada de horas de sono é essencial.

Apesar de os idosos serem muito conhecidos por acordarem mais cedo, tirarem alguns cochilos à tarde ou pelo hábito de ir dormir mais cedo, saiba que todos esses hábitos acabam resultando nas horas de sono necessárias.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário