Clientes conseguem reembolso de tarifas bancárias: “Banco me devolveu R$ 130”

O reembolso de tarifas bancárias foi popularizado pela influenciadora Nath Finanças no Twitter. Veja como pedir.



No Brasil, é possível solicitar a troca para uma conta gratuita por meio do aplicativo, site ou atendimento de diversos bancos. No entanto, conseguir o reembolso das tarifas já pagas não é uma tarefa fácil. Pelo menos não era.

Leia também: Você tem direito? Banco aguarda saque de R$ 25 bilhões por donos que ainda não apareceram

Por aqui, os bancos são obrigados a oferecer alguns serviços básicos sem cobrança de tarifa. Se essa opção não foi disponibilizada ao cliente no momento da abertura da conta, é possível reaver os valores pagos. No entanto, os pedidos de estorno geralmente são analisados caso a caso, o que aumenta a dificuldade.

Na internet, começou a surgir uma série de relatos nos últimos dias de clientes bem sucedidos na solicitação. É o caso de um cliente que obteve o reembolso de tarifas pagas durante cinco meses: Ítalo Cardoso, um contabilista de 29 anos, recebeu R$ 129,50 em estorno por conta das taxas bancárias.

Ele percebeu que o uso que fazia da conta se enquadrava no pacote gratuito, já que apenas recebia o salário e realizava transferências para outro banco via Pix, e fez a solicitação.

O primeiro contato com o banco foi feito no dia 1º de junho e ele recebeu o reembolso no mesmo dia, por meio do aplicativo. Segundo ele, o atendimento foi muito rápido e eficiente.

Reembolso de tarifas bancárias viralizou com Nath Finanças

Foto: Reprodução/Instagram

No caso de Ítalo, o banco cobrava uma tarifa de R$ 25,90 por mês. Inicialmente, o cliente afirmou que o banco faria o estorno referente às taxas pagas nos últimos dois meses, mas ele insistiu e conseguiu o reembolso de cinco meses.

Ítalo entrou em contato com o banco depois de ver uma publicação da influenciadora Nath Finanças, que ensinava como solicitar o estorno no Twitter.

Outro caso semelhante é o da universitária Júlia Richelly Costa Martins, de 21 anos. Ela solicitou o reembolso para sua mãe, que possui uma conta no Banco do Brasil. Júlia entrou em contato com o SAC do banco no dia 3 e recebeu o reembolso três dias depois.

Ela recebeu R$ 87,60 em reembolso, referente a seis meses de taxas no valor de R$ 14,60. Júlia descreveu o processo de solicitação como simples e rápido.

A influenciadora financeira Nath Finanças compartilhou no Twitter orientações sobre como solicitar o estorno de valores já pagos em tarifas de contas correntes. Em poucos dias, o post recebeu quase 70 mil curtidas e mais de 10 mil compartilhamentos.

Vários seguidores de Nath relataram ter conseguido recuperar os valores pagos em tarifas. Alguns clientes afirmaram ter recebido mais de R$ 300 em reembolso, como um internauta que pagava R$ 79,80 por mês por uma conta especial.

No entanto, outros clientes relataram dificuldades em obter o reembolso. Pessoas no Twitter afirmaram que o banco está negando o ressarcimento das tarifas, alegando que o pacote gratuito foi oferecido no momento da abertura da conta.

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), os bancos são obrigados a oferecer os Serviços Essenciais aos clientes. Essa regra foi estabelecida pelo próprio Banco Central e prevê a gratuidade de serviços essenciais em contas de depósito à vista e contas de depósito de poupança. O pacote essencial gratuito existe desde 2007, mas muitos clientes desconhecem esse serviço.

Cada cliente deve avaliar se vale a pena aderir ao pacote gratuito. Caso algum serviço seja utilizado além do oferecido, será cobrado um valor avulso. Caso deseje trocar um pacote pago pelos serviços essenciais, o cliente pode fazer isso gratuitamente entrando em contato com o banco por meio dos canais de atendimento.




Voltar ao topo

Deixe um comentário