Falando em alimentos e conveniência, frutas pré-cortadas e pré-embaladas são frequentemente encontradas em supermercados. Mas é realmente saudável comprar melancias e melões pré-cortados? Descubra porque é melhor comprar essas frutas inteiras.
Leia mais: A fruta que você escolher dirá como é sua personalidade: está preparado?
Frescor e prazo de validade
Comprar frutas inteiras garante frescor e mais tempo de vida útil. A melancia e o melão são frutas que contêm muita água, então cortá-las facilita a retirada da água. Isso significa que, se você comprar frutas pré-cortadas, elas podem estragar mais rápido e ter uma vida útil mais curta.
Adquirindo a fruta inteira você pode verificar sua qualidade, sentir seu peso e escolher a mais madura e saborosa.
Perda de nutrientes
O corte da fruta causa um processo oxidativo que resulta na perda de nutrientes valiosos. Quando as enzimas da fruta entram em contato com o oxigênio do ar, elas decompõem os nutrientes como a vitamina C e a vitamina E.
Quanto mais tempo passa desde que a fruta é cortada, menor o teor de nutrientes, e isso afeta a qualidade dos alimentos. Então, quando você come uma melancia ou melão fresco inteiro, está obtendo todos os benefícios nutricionais que eles oferecem.
Poluição Ambiental
Comprar frutas pré-cortadas vem com um outro problema, é ruim para o meio ambiente. A maioria desses produtos é embalada em plásticos ou papel de uso único, levando ao aumento da poluição pela maior quantidade de lixo.
Optar por comprar frutas inteiras pode ajudar a evitar o desperdício desnecessário de embalagens e proteger o meio ambiente.
Utilização total
Você também pode aproveitar cada parte da fruta comprando a melancia ou o melão inteiros. Muitas cascas de frutas são usadas para diversos fins. Por exemplo, a casca da melancia pode ser usada para fazer geleia, ou como ingrediente em sucos e smoothies.
As cascas de melão podem ser transformadas em geleia ou adicionadas em saladas se colocar um pouco de sal e secar no forno.