Os computadores já foram objetos que simbolizavam o maior desejo de consumo das pessoas. Hoje, eles ainda são, mas não mais dentro das configurações de outros tempos. As pessoas preferem um notebook compacto e poderoso ao invés de um PC todo desengonçado e cheio de peças. No entanto, para algumas tarefas, o velho gabinete, com monitor, mouse e teclado, ainda é a melhor opção.
Veja também: Adeus, WhatsApp! 36 celulares ficarão sem suporte a partir de 1º de junho
Contudo, alguns estudos mostram que o futuro não pertence mais ao computador. Ao contrário do que você imagina, sequer são os celulares que tendem a dominar a informática com o passar dos próximos anos. No entanto, o dispositivo eleito como o melhor candidato é um mobile, bem próximo dos smartphones de hoje.
Computador deve ser substituído por esta tecnologia no futuro
Se você achava que os tablets estavam na reserva e tinham saído da popularidade, a verdade é que eles são os principais candidatos para substituírem o computador em um futuro próximo. A Apple ainda é marca número 1 na produção desses dispositivos, sendo a detentora do famoso iPad. Porém, existem várias outras fabricantes que já dominaram a tecnologia.
Por que o computador deve ficar de lado?
Existem alguns motivos pelos quais os especialistas no assunto acreditam que o computador será substituído por tablets no futuro; veja quais são:
Praticidade e portabilidade
Os tablets são muito mais leves e finos, o que os torna ideais para carregar em mochilas, bolsas e até bolsos. Mesmo seus acessórios, como teclados ou canetas, não ocupam muito espaço. São ideais para viajar, para trabalhar ou estudar sem se fixar em um só lugar.
Mais intuitivos do que o computador
A experiência tátil que temos com nossos smartphones pode ser transferida para tablets. Eles podem ser usados com gestos simples, como tocar, deslizar e beliscar para aumentar ou diminuir o zoom. A funcionalidade de toque é especialmente útil para navegar na Internet, ler, jogar ou assistir a vídeos com uma experiência mais imersiva e prática.
Bateria
Graças ao seu design eficiente e ao uso de componentes de baixo consumo de energia, os tablets podem funcionar por longos períodos sem recarregar porque possuem baterias maiores. Isso os torna companheiros ideais para viagens longas, longos dias de trabalho ou para aqueles momentos em que não há tomada por perto.
Além disso, os tablets apresentam mais conectividade do que o computador convencional. Com o tempo, as atualizações vão criar máquinas portáteis potentes e capazes de editar vídeos pesados e desenvolver projetos enormes.