scorecardresearch ghost pixel



Pode ir dando adeus! 3 recursos dos celulares estão à beira da extinção

Descubra quais recursos dos celulares estão com os dias contados e os seus possíveis substitutos. Preparado para os smartphones do futuro?



O campo da tecnologia está em constante evolução. Em particular, o setor de fabricação de celulares é um dos que mais rapidamente evolui. Um bom exemplo são os celulares dobráveis, que recentemente se tornaram comuns.

Veja também: 5% restantes? 6 dicas para fazer a bateria do celular Android durar mais

Da mesma forma, conforme as gerações dos celulares evoluem, diversos recursos antes comuns, como as baterias removíveis, desapareceram dos aparelhos modernos. A tendência é de que esse processo se repita com mais três recursos atuais. Você está preparado?

1. Botões físicos nos celulares devem desaparecer

Em primeiro lugar, os botões físicos figuram como um dos recursos que devem sumir nos próximos anos. Reservadamente, uma possível remoção de botões físicos pode aumentar o tamanho do display das telas.

No entanto, uma substituição por enquanto é algo arriscado, considerando a importância dos botões de desligar e ligar o celular, assim como os de ajustar os volumes. Esses botões são essenciais caso você queira fazer uma restauração ou reinicialização do aparelho. Ademais, eles também podem ser acionados para emergências, sem a necessidade de desbloqueio do aparelho.

A preocupação com a presença de botões na tela é a possibilidade de aumentar o volume ou desligar o aparelho acidentalmente. Por exemplo, você poderia esticar o som do seu celular sem querer enquanto ele se encontra no seu bolso. Paralelamente, há também o risco do dispositivo desligar enquanto está sendo realizada uma atividade no telefone.

Felizmente, esse problema não é tão dificilmente de ser solucionado. É bem provável que as fabricantes no futuro usem painéis sensíveis à pressão para evitar toques acidentais.

2. Porta de carregamento com fio em extinção nos celulares?

Os carregadores por indução estão ganhando cada vez mais popularidade, apesar de não serem todos os celulares que aceitem esse tipo de carregamento sem fio.

É esperado que a Apple, fabricante do iPhone, seja a primeira a remover a porta de carregamento com fio como uma forma de promover os carregadores MagSafe. Contudo, tendo em vista o momento atual, são tecnologias que ainda não estão no mesmo nível de eficiência em comparação com a forma tradicional de carregamento.

Ao mesmo tempo, o preço cobrado pelos carregadores sem fio é outro fator esse considerado. Para que essa forma de carregamento seja mais adotada no futuro, é esperado que o celular consiga ser alimentado com mais rapidez e que o preço, seja mais acessível.

3. Câmera frontal ficará mais discreta

Por fim, temos o recorte da câmera frontal. Existe uma tendência no mundo das tecnologias que é de priorizar modelos que acompanham telas grandes. Nesse sentido, não é incomum que elementos presentes na parte do display sumam conforme o tempo.

As câmeras frontais, ao longo dos anos, estão tendo cada vez um espaço menor. Assim, seguindo a lógica, é esperado que a câmera frontal seja substituída por uma alternativa sob display.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário