Notificações de mensagens e ligações não atendidas. Talvez isso seja a primeira coisa que você vê ao acordar, depois de desligar o som do alarme. Para algumas pessoas, essa necessidade de ter que lidar com várias demandas no início do dia, parece desesperadora. Será que você é um dos millennials que já cansou de ficar online o tempo todo, respondendo os colegas?
Veja também: Segurança no WhatsApp: ative estas 8 funções e fique 100% protegido
A relação dos millennials com a tecnologia
Os millennials, que representam a geração que nasceu entre 1981 e 1995, demonstra estar ansiosa com a vida na internet. Conforme o isolamento social, o home office e hábitos que exigiram relações a partir de telas, parece que algumas pessoas chegaram ao seu limite.
Aqueles que nasceram entre a década de 80 e 90, puderam entrar em contato com a tecnologia ainda na adolescência. Contudo, diferente da geração Z (nascidos entre 1995 e 2005), que já nasceu rodeada de smartphones e computadores, precisou se adaptar ao cenário de conectividade.
Ninguém aguenta mais! Geração dos millennials cansaram do WhatsApp
Grupos de WhatsApp e amigos mandando figurinhas. Não há respiro! Sempre tem alguma conversa pendente que exige atenção, e não importa o momento, dado que os celulares permitem essa facilidade. A ideia de que o aparelho é portátil, leva a ideia de que você pode reagir a mensagens instantaneamente.
Essa sensação de não conseguir ignorar um simples bom dia ou de parecer ausente ao dizer que não vai atender uma ligação, afeta a saúde mental. Atualmente, a disponibilidade nem sequer é negociada, todos acreditam que você está livre, afirmou uma internauta. Às vezes, é desesperador fazer tudo com pressa, lidando com atividades que nunca chegam ao fim.
Entre relações reais e virtuais
A internet e outras tecnologias digitais facilitaram a interação entre pessoas, levando a uma rede infinita de possibilidades na comunicação. Antes, quando as redes sociais eram usadas de forma restrita, ninguém falava com dezenas ou centenas de pessoas simultaneamente.
A dificuldade de separar o virtual do real e o excesso de estímulo a esses relacionamentos, cada vez mais facilitados, resultam em uma certa angústia. Estar presente o tempo todo é cansativo, não importa se é nas redes ou presencialmente. Ainda que seja fácil mandar uma mensagem, essa tarefa exige tempo, dedicação e energia.