scorecardresearch ghost pixel



De Beatriz a Mateus: 6 nomes mais populares do Brasil e seus significados

Entenda o significado e origem por trás de alguns nomes populares no Brasil, que importamos para a nossa cultura. O seu está na lista?



Em todo o mundo, os nomes, assim como os sobrenomes, acompanham diversos significados, que foram guardados e repassados ao longo da história. Por mais que algumas vezes o significado não bata com a personalidade da pessoa, é sempre interessante ver o que nosso nome significa.

Veja também: Regina, Luísa… 5 nomes femininos com significados muito especiais

Logo, separamos uma lista com seis nomes — três masculinos e três femininos — populares em nosso país. Caso o levantamento mostre uma pessoa com um nome que seu amigo ou familiar conhece, conte para ela o significado.

Aos curiosos, a origem e significado por trás de alguns nomes populares no Brasil

1. Mateus

Podendo ser escrito com ou sem o “H”, o nome é de origem hebraica. Em uma tradução livre, significa “dom de Deus” ou “presente de Deus”. A sua popularidade está associada ao São Mateus, um dos doze apóstolos de Cristo.

2. Diego

Etimologicamente – o estudo da origem e da evolução das palavras – pouco se sabe sobre o nome Diego. A versão mais popular é que ele deriva do grego Didache (διδαχή), do nome Didacus, que quer dizer “ensino”. Logo, Diego, em uma tradução para o português, seria “aquele que ensina”.

Ou seja, se você tem um amigo ou familiar chamado Diego que não gosta de ensinar, algo está errado! Brincadeiras à parte, prosseguimos.

3. Marcos

A figura mais importante da história com este nome é São Marcos Evangelista, que foi um discípulo de São Pedro. Ele é o autor do Evangelho Segundo São Marcos e também o fundador da igreja de Alexandria.

Marcos deriva do latim Marcus e significa “Marte”, em referência ao deus romano da Guerra. Lembre-se que todos os planetas, exceto a terra, estão relacionados, ou com a mitologia romana, ou com a grega.

Agora, vamos para os nomes femininos.

4. Mariana

Mariana é uma combinação dos nomes Maria e Ana. Falando do seu sentido, significa “a pura” ou “senhora soberana”.

A versão mais popular que originou o nome está no inglês. Trata-se da junção dos nomes em inglês Mary e Ann, que explicam Marianne.

Logo, o significado de Maria impacta diretamente no que é atribuído ao nome de Mariana.

Maria tem origem no hebraico e no sânscrito. Do hebraico, Myriam simboliza “a vidente” ou “soberana”. Por outro lado, fala-se de sua origem do sânscrito Maryáh, que significa “a pureza”, “a virgindade”.

Considerando a segunda vertente do nome, ao mencionarmos Maria, mãe de Jesus Cristo, faz todo sentido ela também ser reconhecida como a Virgem Maria.

5. Juliana

Juliana é a versão feminina do nome Juliano, logo ambos possuem a mesma origem. Significando “jovem”, “cheia de juventude” e “filha de Júpiter”, sua origem está associada ao latim lulianus.

6. Beatriz

Se você tem uma amiga chamada Beatriz e está constantemente alegre, a sua origem etimológica já dá algumas explicações. O nome tem origem no latim beatus, uma palavra que representa “feliz”. A outra origem é beatrice, de beare, que significa “aquela que traz felicidade”

Por fim, falando de suas outras versões, a forma que conhecemos é o equivalente ao nome em latim Beatrix e ao italiano Beatrice.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário